Últimas Notícias

CNIS: Tudo que você precisa saber sobre o documento exigido pelo INSS

Publicado por
Tatiane Santos

Você já ouviu falar do CNIS? Esse documento misterioso é exigido pelo INSS e pode ser a chave para garantir a sua aposentadoria. Mas o que é o CNIS afinal? Seria um código secreto para acessar a terra do nunca? Uma fórmula matemática complexa? Não se preocupe, eu estou aqui para te explicar tudo o que você precisa saber sobre esse documento e como ele pode influenciar o seu futuro.

CNIS: Tudo que você precisa saber sobre o documento exigido pelo INSS

O CNIS é um documento que contém diversas informações sobre o histórico de trabalho e contribuições dos brasileiros ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Se as informações do CNIS não estiverem corretas, é muito possível que sua aposentadoria ou benefícios também não estejam corretos. Por isso, requer atenção especial.

Antes de fazer uma solicitação ao INSS, recomenda-se uma análise criteriosa para identificar e corrigir possíveis erros, chamados de indicadores do CNIS, que são um sinal de alerta de que você precisará tratar, ajustar ou corrigir uma situação junto à previdência.

Mas afinal, como funciona o CNIS?

Nem todas as pessoas estão familiarizadas com as situações representadas nessas siglas, mas é importante que as conheçam ao se depararem com elas. Cada pessoa que fez uma contribuição previdenciária tem seu próprio CNIS. Esse documento foi criado em 1998, passando por diversas evoluções ao longo dos anos até se tornar um banco de dados completo para a previdência social conhecer todo o histórico de trabalho e contribuição dos segurados.

Para organizar esse banco de referência, a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência) pesquisou todas as informações e lançou todos os vínculos empregatícios, dados sobre salários e contribuições para o INSS desde 1982. Os contribuintes individuais aderiram um pouco mais tarde, em 1990.

O INSS usa esse banco de dados para calcular o tempo de contribuição e as contribuições previdenciárias médias. Com essas informações checadas, o INSS calcula a quais modalidades de aposentadoria o segurado pode ter acesso, além de outros benefícios previdenciários, como auxílio-doença e invalidez.

Para que serve o CNIS?

Além de ser determinante para a contagem do tempo de contribuição, serve também para o INSS calcular o valor das prestações que pagará ao segurado.

Portanto, é bom cuidar para que esse conjunto de informações esteja em sintonia com os fatos da sua vida:

  • os locais onde trabalhou, com as datas de início e término desses vínculos;
  • remuneração;
  • contribuições previdenciárias e períodos de ausência do trabalho, recebendo algum benefício do INSS, como auxílio-doença.

Informações ausentes ou divergentes neste documento podem sinalizar perdas.

É possível corrigir informações no CNIS?

Você pode corrigir esses problemas reunindo documentos e seguindo algumas orientações. A consulta aos dados que constam no CNIS ficou muito mais fácil nos últimos anos, após a criação do sistema Meu INSS, que pode ser acessado pelo computador ou celular.

Desde 2018, é possível obter sua declaração do CNIS online. Se você está acessando o Meu INSS pela primeira vez, cadastre-se para obter a senha. O INSS fará várias perguntas, como quando foi seu último emprego, se você recebeu algum benefício por invalidez ou se você fez contribuições como contribuinte individual.

Não se preocupe; o INSS faz isso para verificar se quem está cadastrando a senha é mesmo você.

  • Com a senha, faça o login digitando seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. Na aba inicial, clique em “Para Você” e depois em “Extrato de Contribuições” (CNIS).
  • Você pode conferir o documento na própria tela, mas recomendamos que baixe a versão completa, com mais informações sobre remuneração, links e indicadores.
  • Faça isso baixando o documento PDF e salvando-o em seu computador. Lá estarão as empresas em que você trabalhou, os salários que recebeu e a competência, ou seja, as datas de referência.

Ter o CNIS organizado e sem erros é o básico para quem deseja fazer um pedido de aposentadoria bem-sucedido no INSS.

Veja também: GRANDE VITÓRIA para os aposentados e pensionistas do INSS acabar de sair HOJE (05/05)