Tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH é o sonho de muitas pessoas. Mas nem todas tem condições de pagar por isso. Desta forma, a única saída é apostar no Programa Habilitação Social (CNH Social Gratuita).
Com isso, o cidadão poderá tirar a CNH sem pagar nenhum centavo. Isso hoje já é uma realidade.
O Programa Habilitação Social (CNH Social Gratuita ) é destinado a pessoas de baixa renda e tem como objetivo possibilitar a formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores por meio da oferta gratuita de todo o processo de obtenção da primeira CNH nas categorias A ou B, adição de categoria A ou B, alteração para as categorias C, D ou E, renovação e troca pela habilitação definitiva.
Os candidatos que conseguirem se inscrever na CNH Social Gratuita vão se submeter a exames realizados pelo DETRAN, na seguinte ordem:
- avaliação Psicológica e Aptidão física e mental;
- aulas e provas sobre legislação de trânsito;
- aulas e provas de direção veicular, realizado em via pública, em veículo de categoria para a qual estiver habilitando-se.
- tudo de graça, sem custo para os inscritos.
Requisitos para se inscrever na CNH Social:
- Ser penalmente imputável (maior de 18 anos);
- Saber ler e escrever;
- Possuir documento de identidade;
- Possuir Cadastro de Pessoa Física – CPF;
- Comprovar domicílio ou residência no Estado em que mora;
- Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH;
- Possuir baixo poder aquisitivo, com renda familiar mensal igual ou inferior a 02 (dois) salários mínimos;
- Estar com seu cadastro ativo no Cadastro Único.
Documentação necessária
- CPF
- RG
- Carteira de trabalho do inscrito e das pessoas da família
- Comprovante de residência
- Certidão de nascimento de quem não possui RG na família
- Histórico Escolar para estudantes que querem participar do programa
Veja os estados que oferecem a CNH Social Gratuita?
Atualmente, somente os estados do Amazonas; Bahia; Ceará; Espírito Santo; Goiás; Mato Grosso do Sul; Maranhão; Minas Gerais; Paraíba; Pernambuco; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; e Roraima, além do Distrito Federal, estão oferecendo a possibilidade de inscrição para o programa social. Contudo, em muitos casos, é preciso aguardar a abertura do prazo de inscrição.
Neste momento, estados como Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espirito Santo e Ceara estão com processos seletivos em andamento.
Os interessados devem procurar informações junto ao Detran do seu estado para verificar detalhes sobre a CNH Social Gratuita e quando as inscrições serão abertas.
Estado como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais não oferecem a CNH Social Gratuita. Portanto, os cidadãos desta localidade não são beneficiados pelo programa.