Uma ótima notícia para aqueles que buscam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem poder arcar com os custos do processo: em 2023, o Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, conhecido como CNH Social, oferecerá cinco mil vagas para pessoas de baixa renda. Recentemente divulgamos que mais de 100 mil vagas para a CNH social serão oferecidas em todo o país.
CNH Social anuncia 5 mil vagas para inscritos no Cadastro Único
O anúncio dessas novas vagas foi feito pelo governador do Acre, Gladson Cameli, e será executado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC). O programa oferece gratuidade para todo o processo de primeira habilitação de motorista, bem como para adição e mudança de categoria para motoristas já habilitados.
Além disso, o decreto assinado pelo governador prevê a continuidade da oferta de vagas no programa CNH Social, permitindo que cinco mil pessoas possam se inscrever todos os anos para tirar sua CNH, adicionar ou mudar sua categoria, totalmente gratuitamente.
Quem pode fazer a CNH Social desse lote?
O CNH Social é direcionado as pessoas inscritas no Cadastro Único, bem como a estudantes com idade entre 18 e 25 anos que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino. Além disso, 5% das vagas oferecidas estarão reservadas para pessoas com deficiência. Este ano, também haverá mil vagas disponíveis para mulheres vítimas de violência e vulnerabilidade.
A presidente do Detran, Taynara Martins, destacou o compromisso do Detran em ser mais próximo da sociedade, com os recursos públicos sendo destinados à população. Com o aumento no número de vagas disponibilizadas em 2023 em comparação a 2022, o programa CNH Social está cumprindo uma de suas principais metas.
Inscrições
A boa notícia é que a data de inscrição para o CNH Social deve ser anunciada nos próximos dias, dando a oportunidade para estudantes entre 18 e 25 anos, bem como moradores de zonas urbanas e rurais inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal, obterem a habilitação de forma gratuita.
Fique atento e aguarde o anúncio da data de inscrição para não perder a chance de participar deste programa inovador e revolucionário no processo de habilitação. Não perca esta oportunidade única de obter a CNH de forma gratuita!
Outros estados
O Programa CNH Social, também conhecido como Programa de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, é uma iniciativa que tem sido adotada por vários estados brasileiros com o objetivo de tornar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) acessível para pessoas de baixa renda. Além do Acre, outros estados como Bahia, Ceará, Pernambuco e Espirito Santo, Distrito Federal, entre outros, também oferecem o programa.
Para obter informações específicas sobre o CNH Social em sua região, entre em contato com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado.