Passo a passo para tirar primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Quer tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação – CNH? Se sim, e você está pensando em fazer isso há algum tempo, este artigo é para você. Nele, preparamos um guia completo para todos aqueles que querem tirar a carteira de motorista e querem saber quais são os requisitos para tirar a carteira de motorista, os procedimentos, a documentação necessária, como procurar uma autoescola, provas, as aulas teóricas, aulas práticas, etc.
Continue a ler e descubra todas as informações sobre a Carteira de Habilitação!
O processo de solicitação de carteira de motorista no Brasil está disponível para todos os cidadão. O Brasil possui vários tipos de Habilitação, por isso é necessário que o cidadão cumpra os requisitos estipulados pelo governo brasileiro para ter acesso a uma.
As entidades responsáveis pelo processo de licenciamento são o Ministério dos Transportes e Infraestrutura, bem como o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Outras entidades responsáveis são as Departamentos de Trânsito dos Estados (Detrans) e Secretarias Estaduais de Trânsito.
Os pré-requisitos necessários para iniciar o processo da Primeira Habilitação é:
Categoria ACC: É a autorização para conduzir ciclomotor que permite ao cidadão dirigir veículo de duas ou três rodas (Bicicleta elétrica e Bicicleta motorizada).
Categoria A: Permite dirigir (Moto Motoneta e Triciclo).
Categoria B: Permite dirigir Automóvel, Utilitários, SUVs, Carro de passeio e cuja lotação não exceda a 8 lugares.
Categoria C:Permite dirigir Caminhão. Caminhonete e Van de carga
Categoria D: Permite dirigir Ônibus, Micro-ônibus e Van de passageiros
Categoria E: Permite dirigir Carreta e veículos com reboque, semirreboque, trailer.
1- Primeiramente o candidato deverá escolher qual categoria deseja se habilitar: A, B, AB ou ACC.
2- A partir daí o interessado em obter a primeira habilitação deve comprar um laudo no Detran do seu Estado. O valor varia de R$ 90 a 200.
3- Em seguida, após efetuar o pagamento da taxa do laudo, você será encaminhado para exames psicológico e de aptidão física e mental. Você deve ser aprovado nesses exames.
4- Feito isso, o próximo passo é procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) – uma autoescola de sua confiança. Lá você terá aulas teóricas e fará uma prova de conhecimento de legislação de trânsito. Em seguida, o candidato poderá optar por realizar até 5 h/aula no simulador de direção, antes das aulas práticas nas ruas.
5- Em seguida, a autoescola vai fazer as aulas práticas de direção veicular nas ruas de sua cidade. Nesse momento você vai dirigir de fato um carro e colocar em prática tudo que aprendeu.
6- Por último, você vai fazer o exame prático no Detran. O exame é marcado pelo Centro de Formação de Condutores (CFC) e o dia, horário e local de realização da prova é escolhido pela órgão de trânsito de cada cidade. Só após aprovação nesse exame prático, você recebe sua Primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH.
OBS: O candidato que optar por se habilitar nas categorias A e B simultaneamente, só será considerado aprovado quando passar nas duas categorias.