CNH Digital: Saiba tudo sobre a novidade e como obtê-la.
A era digital chegou no Código Brasileiro de Trânsito. Agora você pode usar a CNH Digital e apresentar o documento do carro de forma exclusivamente eletrônica, sem nenhum papel.
De acordo com as novas regras, não é mais necessário andar com CNH (Carteira Nacional de Habilitação), CRV/DUT impressos. Você pode ter a versão digital de todos esses documentos na tela do celular com a Carteira Digital de Trânsito. Ela é válida em todo o território nacional.
>Veja como fazer para tirar a CNH durante a pandemia
Os documentos eletrônicos têm o mesmo valor jurídico que os impressos e ainda são mais práticos e seguros para os motoristas. Fizemos um tutorial para te ensinar como pedir esses documentos e cadastrá-los no seu celular. Confira:
A Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNH-e) pode ser feita por qualquer condutor que esteja com o cadastro atualizado no banco de dados do departamento de trânsito do seu estado.
>Veja 13 mudanças na CNH e no Trânsito com a aprovação do projeto Bolsonaro
O processo é simples. Se a sua CNH foi emitida depois de maio de 2017, ela já tem o QR Code necessário. E você nem precisa ir ao Detran para pedir a versão digital.
Basta baixar o aplicativo e seguir as instruções.
O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) guarda a habilitação e os documentos do seu veículo no mesmo local. A CDT está disponível para celulares Android e iOS, e o melhor: é tudo grátis. Entre as funções do aplicativo estão:
>Câmara aprova projeto que muda validade e pontos da CNH: veja o que muda
O aplicativo é semelhante aos outros serviços eletrônicos federais. A diferença é o uso do reconhecimento facial do condutor com testes simples de movimento do rosto.
Vamos ao passo a passo para ter sua Carteira Digital de Trânsito? Anota aí como você vai fazer para ter o aplicativo CNH Digital.
>Projeto desobriga a frequência em autoescolas para fazer a CNH
Caso não esteja habilitado, você deve escolher uma das seguintes opções de autenticação:
>Câmara deve vai votar ampliação de pontos na CNH
Como informamos acima, quem teve CNH emitida depois de maio de 2017, pode optar pela validação facial. Depois disso, basta:
>Novo golpe da CNH: Detran faz alerta sobre o perigo
Depois da CNH digital, você também pode baixar os documentos do seu veículo no aplicativo. É só seguir esses passos:
Caso você não consiga realizar esses passos, acesse seu cadastro no Portal de Serviços do Denatran ou compareça ao balcão de atendimento do Detran para verificar sua situação.
>Cadastro Único dará acesso a CNH gratuita: entenda
Atenção! A CNH Digital pode ser acessada pelo aplicativo até sem internet, mesmo off-line. Ela é válida tanto em blitz como identificação em órgãos públicos, até mesmo nos embarques aéreos domésticos.
No entanto, se a bateria do celular acabar e o motorista não estiver com a CNH física, pode pagar uma multa e ainda perder pontos na carteira! Então, já fica esperto: sempre tenha uma bateria extra ou um carregador caso deixe os documentos em casa.
>Fim da Exigência de fazer Auto-Escola para obter a CNH pode ser este ano
Agora que você aprendeu como usar sua CNH Digital, compartilha com aquele amigo/parente que sempre esquece os documentos em casa! Para saber mais sobre educação financeira, se inscreva no nosso canal no YouTube e ouça nosso podcast semanal.
Fonte: Serasa