Vitamina B, C e também vitamina A são algumas das vitaminas essenciais para evitar cabelos quebradiços ou unhas quebradiças. Você sofre com cabelos quebradiços e unhas quebradas? É possível que você esteja passando por um período de estresse ou simplesmente que, como todo mundo, o outono o afete, enfraquecendo cabelos e unhas de maneira especial.
Mas também é importante prestar atenção às vitaminas, pois a deficiência delas pode fazer com que percebamos que nosso cabelo cai facilmente e que nossas unhas estão muito quebradiças. Vamos então conhecer a importância das vitaminas no que diz respeito aos cabelos e unhas e quais são as mais recomendadas.
Cinco vitaminas para ter unhas e cabelos mais saudáveis
Especificamente, podemos listar cinco vitaminas essenciais para cabelos e unhas. Estas são as vitaminas C e B, em particular a vitamina B6 e a vitamina B8. Também é muito importante adicionar queratina, zinco, selênio, cobre e ômega 3.
A biotina (vitamina H) também é muito importante, o que ajuda o cabelo a crescer mais rápido e também ajuda as cutículas do cabelo e das unhas a se recuperarem e engrossarem. Esta substância também é útil para reduzir a absorção de colesterol e o risco de diferentes tipos de câncer.
Destacamos também a vitamina A, antioxidantes e betacaroteno, importantes para a reconstrução e regeneração capilar, indicados para combater a queda de cabelo e unhas quebradiças, bem como vitamina E, que aumenta a quantidade de oxigênio presente nas células para aumentar a circulação no couro cabeludo e, portanto, facilitar o crescimento do cabelo.
Quais alimentos devemos comer
Vitamina B e C, vitamina A, H e E, são as vitaminas essenciais para que possamos restaurar cabelos quebradiços e unhas frágeis, e embora possamos ir à farmácia e comprar suplementos vitamínicos que até combinam essas vitaminas e outras ao mesmo tempo, é melhor se introduzirmos em nossa dieta os alimentos que contêm essas vitaminas naturalmente.
Dessa forma, para obter sua porção de vitaminas do complexo B, é melhor comer vegetais de folhas verdes, mas também iogurte e ovos; a carne vermelha, por sua vez, contém ferro que favorece a formação de hemoglobina, excelente para oxigenar os tecidos e, portanto, o couro cabeludo.
Para o ômega 3, o alimento mais indicado é obviamente o peixe, principalmente o salmão. Assim, para a vitamina A, em vez disso, recomenda-se cenoura, frutas vermelhas ou laranja e pepinos; que são ricos em enxofre, silício e componentes essenciais que aceleram o crescimento do cabelo.
Para obter biotina ou vitamina H, podemos optar por comer alimentos como nozes (especialmente amêndoas, amendoins, nozes e pistaches); gemas de ovos, levedura de cerveja ou soja. E se você deseja obter vitamina C através da alimentação, não pode faltar alimentos como laranjas ou tangerinas, enquanto a vitamina E é encontrada em azeite ou óleo de girassol, bem como em grãos integrais, frutas como abacate ou mamão, em leite ou manteiga, bem como fígado, legumes como grão de bico e nozes como amendoim, nozes ou amêndoas.