Cinco plantas para afastar os mosquitos e outros insetos de sua casa.
Repelentes em spray, pulseiras, velas, desodorizadores… A quantidade de produtos no mercado para tentar espantar os mosquitos é praticamente infinita e, em alguns casos, insuficiente.
>>WhatsApp: é assim que você escreve com letras azuis, personaliza seus chats
As plantas podem ser grandes aliadas no combate a esses insetos incômodos, pois alguns emitem odores desagradáveis para eles. Usados como decoração ou em óleos essenciais, são um remédio natural adequado para combinar com repelentes clássicos.
Citronela
Velas, pulseiras, adesivos… A citronela está presente numa infinidade de produtos para tentar afastar os mosquitos.
>>Você não vai acreditar no que o chá de orégano faz com sua vida em uma semana
O que todos eles contêm é um extrato de óleo da planta, que é mais eficaz do que a própria planta. Mesmo assim, pode ser mais um aliado para tentar se livrar desses insetos. É imprescindível colocá-lo no exterior ou na varanda, nunca no interior.
Lavanda
Parece que esta planta não é apenas estética, mas também pode ajudar a manter a casa livre de insetos. A lavanda repele os mosquitos e outros artrópodes graças ao seu perfume, que é popular na cosmética por seu efeito relaxante. O cientista Robert Pereira, da Universidade da Flórida, explica que esse aroma é desagradável para os insetos.
>>O truque da garrafa para fazer o ar do ventilador sair frio
Manjericão
É um básico de gastronomia e um eficaz repelente contra mosquitos. Embora suas propriedades aromáticas sejam altamente reverenciadas, a planta do manjericão “produz um odor que esses insetos não gostam”. Além disso, de acordo com um estudo do Journal of Vector Ecology, o óleo essencial feito a partir dessa erva é capaz de repelir e até matar certos tipos de mosquitos.
>>Receita de panqueca fofa para comer no café da manhã ou como sobremesa
Alecrim
O óleo à base de alecrim é eficaz contra mosquitos, pulgas e alguns tipos de aranhas. Um relatório da Cornell University (Estados Unidos) comparou-o com onze outras variedades de óleos essenciais, sendo o alecrim o que tem o efeito repelente mais longo.
>>O truque do arroz é a melhor maneira de limpar suas garrafas de água
O óleo de hortelã-pimenta não é usado apenas para afastar os mosquitos. De acordo com alguns estudos, também seria eficaz contra alguns tipos de aranhas. Esse tipo de óleo essencial pode ser comprado em farmácias e pode ser usado tanto por meio de difusores de aromaterapia quanto por meio de spray.