São várias as opções que tem para restaurar seu sofá antigo e integrá-lo na sua sala ou em qualquer outra divisão da casa, dando um toque decorativo que surpreenderá os seus visitantes e com o qual poderá usufruir de um maior conforto.
Se a estrutura deste móvel estiver em boas condições, você terá que cuidar apenas da aparência e de alguns outros pequenos detalhes. Aqui estão cinco ideias para restaurar um sofá antigo para que você possa reciclá-lo e economizar dinheiro antes de comprar outro.
Começamos com a maneira mais fácil de transformar aquele sofá antiquado em um elemento de decoração atual que enche sua casa de vida. Você vai obtê-lo graças às capas que estão disponíveis no mercado. Você pode escolher entre vários designs e texturas, dependendo do que mais gosta.
Para a sua escolha tem que ter em conta a forma e as medidas do sofá, tendo especial atenção aos braços e encosto, e ao uso que lhe vai dar, de forma a escolher um tecido mais leve ou mais resistente.
Dependendo do tipo de capa que você comprar, será mais fácil colocá-la. Assim, é possível escolher entre capas com amarrações, elásticas e multielásticas. Seja qual for a sua escolha, lembre-se de combiná-lo com o restante do cômodo em que está localizado e, principalmente, com o tapete.
Se você tem um sofá antigo com aquela imitação de couro característica de outra época, que estava tão na moda nos anos setenta do século 20, é provável que esteja completamente desgastado ou, pelo menos, fora de moda. Em vez de colocar uma capa ou estofar, você tem outra opção que talvez não tenha considerado: pintá-la. Além disso, este projeto também funciona para móveis de couro.
A técnica de pintar couro ou imitação de couro não é muito difícil e com ela você obterá um resultado único e totalmente personalizado. Você deve desmontar o sofá o máximo possível, como as pernas, o encosto e os braços.
A superfície deve estar bem limpa antes da pintura e o melhor é escolher uma tinta spray, por isso será necessário proteger muito bem todo o ambiente para evitar respingos. Atreva-se a dar um toque moderno de cor ou transformá-lo em um sofá totalmente preto.
Para quem tem um sofá em perfeito estado, só que não está convencido pelo visual que tem ou quer dar um toque diferente para transformá-lo, existe uma ótima solução, principalmente se falarmos de alguns modelos de sofás antigos. Tente trocar as pernas por pernas mais altas, torneadas ou com formas distintas.
Outra possibilidade é adicionar rodas à sua base em vez das pernas. Vai dar-lhe um toque de estilo industrial que pode casar muito bem em determinados quartos.
Se pretender uma mudança radical pode pintar os estofos com tinta têxtil e, se o sofá tiver pernas ou componentes de madeira, também pode envernizá-los ou colori-los e dar-lhe um aspecto completamente novo. Assim, se você também mudar as pernas, o sofá parecerá recém-adquirido. Lembre-se de que essas formas de pintar estofados ou imitações de couro também podem ser usadas para atualizar poltronas, poltronas e cadeiras.