Cinco dicas essenciais para engajar melhor seus vídeos no YouTube

Cinco dicas essenciais para engajar melhor seus vídeos no YouTube.

O algoritmo do YouTube analisa mais de 500 conteúdos a cada minuto, a fim de encontrar os vídeos mais adequados para cada usuário e exibi-los em seu feed principal.

O tempo de publicação, o número e o tempo de visualizações ou o tráfego proveniente do Google e das redes sociais são algumas das variáveis ​​que são tidas em conta pelo algoritmo e que afetam a visibilidade dos vídeos. Posicionar melhor um vídeo no YouTube permite gerar mais tráfego e visualizações, melhorando o alcance dos vídeos.

Nesse sentido, os criadores de conteúdo buscam colocar seus vídeos em feeds e obter a maior visibilidade e tráfego possíveis. Algumas semanas atrás, discutimos várias chaves sobre o algoritmo do YouTube que nem todo mundo conhece. Hoje expandimos com mais dicas para todos aqueles que desejam posicionar seu conteúdo na plataforma:

>>YouTube: relatório de queda na plataforma de vídeo em todo o mundo

Conteúdo de qualidade:

O mais importante para o YouTube é a qualidade do conteúdo. Embora não seja um fator de classificação, se o usuário abandonar o vídeo no meio, o algoritmo entenderá que ele é de baixa qualidade e, portanto, não o exibirá nos feeds de outros usuários, perdendo visibilidade.

Quanto mais pessoas virem o vídeo e interagirem com ele (curtindo, compartilhando nas redes sociais ou comentando), melhor será o posicionamento e mais tráfego receberá.

Otimização de vídeo:

Tanto os vídeos como o canal devem ser otimizados. Quanto aos vídeos, a duração dependerá do contexto e do tema do canal. Nesse sentido, se for um tutorial, deve ser longo o suficiente para explicar o assunto em profundidade.

Além disso, é preciso cuidar da qualidade do vídeo, já que 68,2% dos vídeos que aparecem no feed do YouTube são gravados em HD.

>>Truque do YouTube para ouvir música com a tela do celular desligada

Use palavras-chave no vídeo:

Ao enviar um vídeo para o YouTube, o áudio é extraído automaticamente para criar legendas. Isso significa que o algoritmo do YouTube (e, portanto, do Google) “lê” o vídeo.

Embora não haja informações oficiais sobre esse ponto, é bem possível que algoritmos de Inteligência Artificial utilizem as informações desta transcrição para buscar palavras-chave e entender melhor como posicionar o vídeo.

Tags:

Seguindo com as palavras-chave, elas não devem ser usadas apenas no vídeo e suas descrições, é necessário também otimizar as tags de cada conteúdo.

Embora as mesmas palavras-chave possam ser usadas para tags, é uma boa ideia analisar as tags de seu concorrente para ter uma ideia do que seu público está procurando.

Links:

Se o conteúdo estiver vinculado em várias páginas da web, o vídeo não será apenas posicionado no YouTube, mas também aparecerá nas primeiras posições do Google.  Nesse sentido, se o vídeo aparecer em muitos lugares e tiver muitas visualizações, o YouTube posicionará melhor o conteúdo dentro de sua plataforma, criando assim uma espécie de “efeito bola de neve”.

>>Zoom permite que faça streaming de chamadas de vídeo no YouTube