Cinco benefícios do orégano: para controlar a insônia e muito mais

O orégano é uma planta medicinal que possui muitos benefícios que talvez você não conheça

O orégano, mais utilizado na alimentação, também é uma planta medicinal que possui muitos benefícios que talvez você não conheça. A maioria das pessoas sabe que o orégano pode ser usado nas refeições, quem nunca comeu uma pizza com um pouco dessa planta? Mas talvez o que muitos saibam é que também possui múltiplas propriedades que podem ajudar a aliviar alguns problemas de saúde como a insônia.

Benefícios do orégano que você não conhece

O orégano, da família da menta, é usado na medicina há muito tempo, devido ao seu alto teor de fibras, ferro, vitamina E, ácidos graxos e vitamina K, é uma planta que pode fazer muitas maravilhas pelo seu corpo, é muito rico como condimento, mas também em benefícios para a saúde.

Uma das propriedades marcantes do orégano é que ele combate bactérias, mas vai te ajudar com mais questões que falaremos abaixo, também damos uma pequena receita para você fazer um chá de orégano e você pode conferir seus resultados, lembre-se que antes de tomar qualquer tratamento natural, você deve consultar seu médico.

Diurético leve

Além de ajudá-lo com problemas estomacais, como diarreia, também é um diurético suave que pode controlar a retenção de líquidos promovendo a micção frequente.

Efeito de cura

O orégano é usado para remédios caseiros que ajudam a curar e restaurar a pele com feridas menores ou moderadas, como feridas, urticária e como tratamento de acne.

Analgésico

Topicamente, o óleo de orégano pode ser usado para aliviar dores musculares, inflamações, dores nas costas e enxaquecas leves, é importante que se a dor persistir você consulte um médico o mais rápido possível.

Antioxidante

Devido à sua quantidade de flavonóides, o orégano é um poderoso antioxidante, tem uma atividade três a vinte vezes maior que outras substâncias, tem até uma atividade mais poderosa que a maçã.

Contra o câncer

Biólogos da Universidade dos Emirados Árabes Unidos explicam na revista PLoS ONE que a atividade anticancerígena do orégano se baseia no fato de promover o suicídio de células cancerígenas (apoptose) em pacientes com câncer de mama.

Seja topicamente com óleo de orégano ou em forma de chá, esta planta lhe dará múltiplos resultados. Para fazer uma xícara de chá, ferva um litro de água e adicione um punhado ou 2 colheres de chá de folhas de orégano limpas. seja seco ou fresco, deixe ferver por 3 minutos e coar as folhas, adoçar com mel.