Cientistas alertam que o coronavírus é transmitido pelo ar e pedem mudanças na OMS.
Centenas de cientistas dizem que há evidências de que o novo coronavírus pode infectar pessoas através de pequenas partículas no ar e pediram à Organização Mundial da Saúde (OMS) que reveja suas recomendações, conforme relatado por ” The New Yor Times »neste sábado.
>Como limpar o celular corretamente para evitar contágio pela Covid-19
A OMS afirmou que o coronavírus se espalha principalmente de pessoa para pessoa através de pequenas gotas do nariz ou da boca, que são expelidas quando uma pessoa infectada com COVID-19 tosse, espirra ou fala.
Em uma carta aberta à instituição, que os cientistas planejam publicar em uma revista científica na semana seguinte, um total de 239 cientistas de 32 países destacaram as evidências que mostram que pequenas partículas podem infectar.
>Isso mudará sua vida: Conheça todos os benefícios do chá de alho
A OMS não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Reuters.
Quer o vírus seja transportado por grandes partículas após espirros ou por partículas muito menores exaladas e capazes de atravessar uma sala, os cientistas disseram que se acredita que o coronavírus esteja no ar e seja capaz de infectar quando inalado, de acordo com o “The New York Times”.
>É saudável: Receita cremosa de salada de pepino e com abacate
Sem evidências claras, para a OMS
No entanto, a OMS afirmou que as evidências de que o vírus é contagioso pelo ar não são convincentes, segundo este jornal.
“Especialmente nos últimos dois meses, dizemos que acreditamos que a transmissão aérea é possível , mas que certamente não é apoiada por evidências fortes ou até claras”, disse Benedetta Allegranzi ao “The New York Times”. Técnico principal de infecção e prevenção da OMS.