As unhas encravadas são um problema muito irritante e, infelizmente, comum. Costumam causar muita dor e podem, se não tratadas, infeccionar. As unhas mais propensas a encravar são as dos dedos dos pés, em particular a do dedão que costuma bater no sapato. Antes de ver as causas e entender como resolver o problema, vamos descobrir o que é unha encravada. A unha que penetra na pele e continua a crescer é chamada de encravada. A área onde a unha penetra fica mais dura no início e causa dor se tocada ou pressionada. Com o passar do tempo, a unha cresce e a situação piora. A parte afetada pode inchar, inflamar e, finalmente, infeccionar.
Chega de Unhas Encravadas! Confira os remédios para preveni-las e tratá-las
Por que se formam?
Mas quais são as causas das unhas encravadas? As unhas podem encravar devido ao uso de sapatos muito apertados, por trauma no dedo do pé, ou porque foram anteriormente cortadas incorretamente. A transpiração excessiva também pode contribuir para o problema, pois deixa a pele do dedão do pé mais macia, facilitando o corte pela unha.
Em outros casos, é justamente o formato da unha que causa o problema. Pode ser que, devido a traumas anteriores, a unha cresça mais curvada que o normal, permitindo que os cantos entrem na pele com mais facilidade. Quando a unha encravada ainda não dói muito e não cresceu muito, é possível tratar em casa. Se, no entanto, estiver infectada ou sangrando, é mais apropriado consultar um médico.
Como evitá-las
Infelizmente, algumas pessoas são mais suscetíveis a unhas encravadas. Algumas têm a pele muito macia nos pés ou unhas mais duras, curvas e afiadas que cortam facilmente a carne. Se você tem esse problema com frequência, tente evitá-lo usando sapatos do seu tamanho. Como já dissemos, usar sapatos muito apertados é uma das principais causas de unhas encravadas porque a ponta do sapato comprime a pele do dedão do pé contra a unha. Procure também deixar os pés livres o máximo possível: assim que chegar em casa, retire os sapatos e as meias.
Outra causa deste problema são as unhas muito curtas e redondas. Nunca corte os cantos das unhas, pois elas podem voltar a crescer em várias direções e encravar. As unhas devem ser cortadas retas e em formato retangular para facilitar o correto crescimento.
Unhas encravadas: como tratá-las
Se você deseja tratar unhas encravadas, lembre-se de manter sempre os pés limpos. Faça pelo menos um escalda-pés por dia, que ajudará tanto a afastar as bactérias quanto a amolecer a unha. Se a unha ainda não penetrou muito fundo ou não infeccionou, você pode tentar resolver o problema com uma bola de algodão ou um cotonete e um pouco de azeite. Após amolecer a unha com água quente, pincele o azeite e pressione suavemente a almofada contra a pele, tentando, na medida do possível, separá-la da unha. Se sentir muita dor, pare e amoleça a unha com um pouco mais de óleo e um pouco de óleo de melaleuca. O óleo da árvore do chá acalma a inflamação e neutraliza a proliferação bacteriana. Cubra temporariamente o dedo com gaze e tente novamente após algumas horas.
Se não conseguir resolver o problema sozinho, entre em contato com um médico que poderá recomendar pomadas específicas para aplicar ou, se necessário, remover a unha encravada.