Chá de Rosa Branca: Conheça os benefícios dessa bebida delicada. São, em geral, as pétalas da flor que dão origem ao chá de rosa branca, que oferece diferentes benefícios para a saúde.
A nutricionista Adriana Stavro (CRN 43576), pós-graduada em Doenças Crônicas Não Transmissíveis e pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional e em Fitoterapia, comenta que o chá oferece vantagens que vão desde tratar inflamações nos olhos até limpeza da pele.
Trata inflamações nos olhos: com propriedades antimicrobianas, o chá pode ser aliado para tratar conjuntivite e outros tipos de irritação nos olhos.
Para isso, Adriana orienta diluir a mesma a quantidade de chá de rosa branca em água e usar essa mistura para enxaguar os olhos.
Adriana explica que, por ser um diurético natural, o chá pode ajudar a tratar as infecções do trato urinário (em estágio leve).
“Ao combinar suas propriedades antioxidantes e antibacterianas, ajuda a aliviar o desconforto e a curar a infecção”, diz.
o efeito aromático do chá de rosa branca é também conhecido por proporcionar relaxamento, conforme comenta Adriana, podendo ser aliado em tratamentos de ansiedade e até mesmo para evitar a depressão.
“Consumir o chá no período da noite também pode contribuir para a qualidade do sono”, acrescenta.
Adriana afirma que o chá é rico em vitaminas A e E, além de conter vitamina C (conhecida por suas propriedades antioxidantes).
Dessa forma, tonifica e hidrata a pele, diminui a aparência das rugas e olheiras e contribui para a produção de colágeno, propiciando pele e cabelos mais saudáveis e bonitos.
O chá pode ser usado, inclusive, diretamente para a limpeza de pele.
Adriana cita que um estudo de Tseng et al. (2005) destacou o poder anti-inflamatório do chá de rosa branca na melhora de sintomas da menstruação, como cólica, inchaço e até mesmo ansiedade.
por ter propriedades antioxidantes, o chá feito com as pétalas da rosa branca contribui para o fortalecimento da imunidade e pode ajudar o organismo a se proteger contra:
Gripes, resfriados, entre outros problemas, além de evitar o envelhecimento precoce.
Além desses benefícios, o chá de rosa branca tem a vantagem de apresentar sabor suave.
Adriana destaca que é indicado evitar o uso em bebês e crianças, além de gestantes e mulheres que estão amamentando.
A nutricionista explica que podem ser utilizadas as pétalas ou sementes da rosa branca no preparo da infusão. Veja os modos de preparo:
Coloque 1 litro de água no fogo;
Quando a água começar a ferver, desligue e coloque 10g das pétalas (2 rosas em média);
Abafe e deixe por 5 minutos;
Depois, coe e beba.
Adriana destaca que é possível ainda preparar um chá com efeito calmante com as pétalas e também as sementes da rosa branca.
Coloque 500 ml de água no fogo;
Quando a água começar a ferver, desligue e coloque 10g das pétalas e sementes de rosa branca;
Abafe e deixe por 5 minutos;
Depois, coe;
Adicione 1 colher (sopa) de mel.
É preciso ter atenção especial para preparar o chá. “Por serem sensíveis, as pétalas não suportam muito calor.
Por isso, o ideal é sempre fazer a infusão, ou seja, aquecer a água até ferver, desligar o fogo e colocar as pétalas por aproximadamente 5 minutos, coar e beber.
É possível adicionar outros ingredientes de sua escolha ao chá, como, por exemplo, canela ou gengibre fresco”, destaca Adriana.
Por ser um chá relativamente “diferente”, que nem todo mundo tem o hábito de tomar, surgem muitas dúvidas em torno do consumo. Confira as respostas para as principais delas:
Chá de rosa branca é abortivo? “Não conheço estudos que comprovem a segurança do uso do chá de rosas para gestantes. Por isso, minha recomendação é NÃO beber”, responde Adriana.
“Embora não exista um composto cientificamente comprovado presente no chá de rosa branca para eliminar a gordura, a bebida é uma opção saudável e sem calorias, podendo substituir refrigerantes ou outras bebidas industrializadas”, comenta Adriana.
Além disso, as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do chá também podem ser aliadas no processo de emagrecimento.
Bebês podem tomar chá de rosa branca? Adriana ressalta que o chá não é indicado para bebês. “Ele apenas poderia ser usado nos banhos. Algumas pétalas na banheira já é o suficiente”, diz.
Chá de rosa branca é bom para espinhas? Ele é um bom aliado para a saúde e beleza da pele como um todo.
Adriana orienta fazer um chá para limpeza da pele adicionando as pétalas e as sementes em água fervente, deixando esfriar e, depois, lavando a pele com esse chá (ou fazendo compressas).
“O estudo de Carvalho et al. (2008) demonstrou que o extrato aquoso (chá) de Rosa Alba L. apresenta ação antibacteriana e antifúngica, o que justifica seu uso popular em afecções oculares (conjuntivite) em uso tópico e candidíase vaginal (apresenta ação antibacteriana contra Staphylococcus aureus e Escherichia coli e ação antifúngica contra Candida albicans) em uso via oral, 3 xícaras de chá 3 vezes ao dia”, comenta Adriana.
Apesar de ser uma alternativa natural, o chá de rosa branca não exclui a necessidade de avaliação médica e, se for o caso, tratamento medicamentoso nos casos de infecções urinárias, inflamações nos olhos e desconfortos menstruais.
Aproveite e conheça chás para ansiedade que são ótimos calmantes naturais. As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo.
Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.
Dica de Mulher