Chá de alho para emagrecer: como preparar corretamente | O alho, além de ser um condimento, traz muitos benefícios para prevenir e combater doenças. Portanto, faz parte dos hábitos alimentares e terapêuticos de muitas culturas.
Este alimento é de origem centro-asiática e é um dos ingredientes fundamentais da culinária mediterrânea, porém, atualmente é adotado por muitas cozinhas do mundo. As variedades mais conhecidas deste alimento são a branca e a roxa.
O alho é um antiviral por excelência, é usado para infecções pulmonares, dores de garganta e dificuldades respiratórias. Além disso, é rico em vitamina C, vitamina B6 e manganês.
Da mesma forma, este produto regula os níveis de triglicerídeos e contém antioxidantes que protegem contra danos celulares e envelhecimento. Embora o consumo desse alimento não garanta que as pessoas não fiquem doentes, os especialistas recomendam incluí-lo na dieta para aproveitar seus benefícios.
Além disso, segundo o livro O poder de cura do alho, de Stephen Fulder, citado pelo portal Salud180, o alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, purifica o sangue e previne a coagulação nos vasos sanguíneos e a hipertensão.
Um estudo publicado na revista científica Molecular and Cellular Biochemistry afirma ainda que este alimento exerce um efeito hipotensor e favorece a circulação sanguínea graças a um efeito vasodilatador que a planta possui.
Além disso, outra das propriedades do alho é que ajuda a emagrecer e, para isso, é indicado prepará-lo em chá. Veja abaixo!
Entre as opções está o famoso chá verde, que por suas propriedades antioxidantes, que beneficiam a ativação do metabolismo, é um dos preferidos tanto para reduzir o apetite quanto para eliminar a gordura corporal.
Existem também outros como a água de limão, que é especial para casos de pessoas com edema, além de cuidar da flora intestinal e também prevenir a hipertensão graças à vitamina B que contém.
Por fim, dentro dos queimadores de gordura existe também o chá de gengibre, mais conhecido entre os remédios tradicionais usados pelas avós para tratar gripes e dores de garganta, mas que também contribui significativamente para a redução da gordura abdominal, evitando, assim como água com limão, a retenção de líquidos.
As bebidas diuréticas são entendidas como todas aquelas que, ao serem consumidas, provocam a eliminação de líquidos no organismo através da urina, sendo as piores inimigas da retenção de líquidos.
A alcachofra é uma das principais plantas que se enquadram nesta classificação, o que sem dúvida pode auxiliar na hora de perder peso, e simultaneamente melhorar a função renal, sem falar nos seus benefícios anti-inflamatórios.
Muito Importante: Nenhuma informação deve substituir a consulta com um médico ou outro profissional de saúde que o possa aconselhar de acordo com a sua situação específica. Peça sempre a um profissional de saúde informações adicionais sobre os benefícios de mudar seus hábitos alimentares e de exercícios.