Seja verão, inverno, outono ou primavera, uma cerveja com os amigos é sempre uma delícia! Com sabor a cereal e servida bem fria, em garrafa ou copo com boa camada de espuma, a cerveja é uma das bebidas de lazer mais representativas do nosso país.
Muito frio depois de um dia de praia ou de uma tarde na esplanada, agora temos uma dúvida… quanto é que uma cerveja engorda? O mito da barriga da cerveja é real? Descubra quanta verdade existe neste mito e entre todos eles.
A cerveja é composta em grande parte por água, e é isso que ingerimos principalmente quando bebemos uma cerveja. As calorias são fornecidas pelos carboidratos dos cereais com que são feitas as cervejas, bem como pelo álcool.
Comparando esta bebida com as açucaradas, seu teor calórico não é alto. Além disso, a cerveja não contém gordura!
E agora, o que é realmente interessante, quantas calorias a cerveja tem? Para se ter uma ideia, um copo de cerveja de cerca de 250 ml representa aproximadamente 90 kcal. Com um copo de cerveja de cana estaríamos falando de cerca de 70 calorias, enquanto um terço de 33 cl nos daria cerca de 150 kcal.
Isso, claro, são medidas gerais que podem variar ligeiramente dependendo do tipo de cerveja que consumimos. Cerveja loira, artesanal, preta, tostada…
Dado que o seu aporte calórico não é excessivamente elevado, podemos afirmar que beber uma cerveja de vez em quando, esporadicamente, quando mantemos uma alimentação equilibrada, não tem de levar ao aumento de peso, mas isto sempre sob algumas nuances!
A cerveja em si não engorda muito porque não tem uma grande quantidade de calorias, o problema surge quando somamos e, em vez de uma, já são duas, três ou mais cervejas que tomamos.
Neste caso muito comum, acabamos também por acompanhá-las com umas batatas fritas, azeitonas ou uma destas populares tapas que tanto gostamos. No total, o resultado pode ser excessivo e um tanto alto, e é aí que falamos em cerveja engordando, pelo contexto que costuma acompanhar.
Além disso, devemos sempre ter em mente que as calorias da cerveja (e todas as calorias em geral) não afetam todos da mesma forma. Ou seja, devemos sempre encontrar um equilíbrio entre as calorias que ingerimos e as que gastamos.
Dito isto, não é a mesma coisa e será diferente para o nosso corpo se bebermos uma cerveja depois de uma boa caminhada, do que se a bebermos depois de horas deitados no sofá ou na praia. Então, dentro de uma vida sedentária, o consumo de cerveja resultará em maior ganho de peso.