O exército russo bombardeou hoje o centro de Kharkiv, a segunda cidade mais populosa da Ucrânia, e as bombas atingiram os prédios do governo localizados na praça principal, denunciaram as autoridades locais.
“Esta manhã, a praça central de nossa cidade e a sede do governo local de Kharkiv foram atacadas de forma criminosa”, disse o governador regional Oleg Sinegubov em seu canal Telegram.
“O ocupante russo continua a usar armas pesadas contra a população civil”, escreveu o líder citado pela agência de notícias AFP e informou que o número de vítimas ainda é desconhecido.
Em sua publicação, que já circula nas redes sociais, é visto o vídeo de um míssil caindo contra o prédio administrativo, causando uma explosão gigantesca no momento em que vários carros circulavam na área.
Kharkov é uma cidade de 1,4 milhão de pessoas, com uma grande população de língua russa, que fica muito próxima da fronteira russa.
A cidade está sob constante cerco desde que o presidente russo, Vladimir Putin, lançou a invasão contra a Ucrânia na quinta-feira passada.
“No momento, o inimigo está atacando cinicamente a parte central de Kharkiv“, disse o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia e especificou que os ataques também atingiram o prédio da Ópera, a Filarmônica e uma área residencial.
A organização ressaltou que as equipes de emergência não podem se deslocar por causa desses ataques e pediu aos moradores da cidade “que não saiam dos abrigos e rezem pelos soldados”, informou a agência de notícias Europa Press.
O governador Sinegubov também disse que os bombeiros apagaram pelo menos 24 incêndios causados pelos últimos ataques de artilharia russa, informou a agência de notícias ucraniana UNIAN.
Ontem, as autoridades locais anunciaram que pelo menos 11 civis foram mortos durante o bombardeio russo de bairros residenciais em Kharkiv.