Celular lento: veja como o problema com esses truques fáceis

Publicado por
Evelin Leone
Celular lento: veja como o problema com esses truques fáceis – Shutterstock

Celular lento: veja como o problema com esses truques fáceis.

Às vezes, o celular não funciona como gostaríamos, mas a solução pode estar ao seu alcance se você seguir estas dicas simples

Um telefone celular lento pode ser desconfortável e irritante, fazendo com que ações como enviar uma mensagem do WhatsApp levem minutos, porque o aplicativo falha e leva tempo para ser executado.

>Aprenda truques para gravar chamadas de voz no Android e iOS

O fantasma da obsolescência programada pode visitá-lo se você tiver um celular barato ou de última geração, mas tenha certeza, aqui estão alguns truques para prolongar sua vida e evitar mais dores de cabeça em uma situação que já é difícil por si só.

>É perigoso usar carregador de outra marca no meu celular?

Fechar aplicativos

Acesse a multitarefa do smartphone e clique no botão ‘Excluir tudo’ para fechar todos os programas e aplicativos em execução. No iOS, essa opção não existe e você deve excluir cada programa individualmente.

Isso aumentará bastante o desempenho do celular , liberando RAM, mas lembre-se de que ele não fecha os processos ou aplicativos que funcionam em segundo plano.

>Samsung também planeja parar de incluir o carregador na caixa?

Limpar o cache

Esse truque pode de fato marcar um antes e um depois no desempenho do terminal. Muitos aplicativos ( especialmente redes sociais como Facebook e Instagram ) armazenam dados que diminuem a velocidade das funções do sistema operacional.

Para liberar esse espaço no Android, não é necessário desinstalar nenhum dos aplicativos problemáticos, basta ir em Configurações, pressionar Aplicativos e, em seguida, selecionar pressionando cada aplicativo, procurando o cache e dando a exclusão.

>Passo a passo rápido para você alterar os ícones dos aplicativos do celular

Se você possui um iPhone , a maneira de limpar o cache é a seguinte. Em Configurações, toque em Safari e, em seguida, em Limpar dados e histórico do site. No caso de querer excluí-lo de aplicativos de terceiros, em Configurações, vá para Geral e pressione Armazenamento do iPhone. Aqui, uma lista de aplicativos será exibida e, assim como o Android, você terá que ir um por um.

>WhatsApp: se você colocar esses ‘nomes proibidos’ em grupos, eles bloquearão sua conta

Otimize o armazenamento

Tenha cuidado com esses aplicativos de terceiros para limpar ou otimizar a memória , a maioria obterá o oposto, ocupará espaço, diminuirá a velocidade do terminal e provavelmente venderá nossos dados a terceiros.

O Android possui ferramentas para essas tarefas. Entretanto, uma boa opção é o Google Files, que serve como limpador, que também reconhece fotos duplicadas ou capturas de tela de conversas com seu ex que estão no seu telefone há dois anos sem nenhuma função aparente. Vire a página desses arquivos também, otimizar seu Smartphone é saber como deixar ir.

>Ferramentas do Telegram que deveriam ter também no WhatsApp

Use versões ‘lite’

Aplicações como refrigerante, ‘light’. E é que cada aplicativo tem um peso que também aumenta a cada atualização; felizmente, muitos têm versões recortadas, ‘lite’, que priorizam o uso e armazenamento reduzido , além de exigir menos recursos de RAM para funcionar.

Projetado para locais onde não há grande infraestrutura de rede, como a Índia, nos portões da 5G, podemos aproveitar essas miniversões como Facebook Lite , Skype Lite, Messenger Lite, Google Search Lite, Google Maps, Maps Go, Shazam Lite ou LinkedIn Lite .

>Lançamento dos novos iPhones será adiado devido a problemas de produção

Atualize o sistema

Os sistemas operacionais evoluem com o tempo, as atualizações estão corrigindo e melhorando a base do sistema (como nos hominídeos bípedes). Portanto, tanto para desempenho quanto para segurança, é conveniente que o terminal sempre tenha a versão mais recente disponível para esse modelo de Android ou iOS.

Embora isso às vezes seja contraproducente, como muitas empresas não adaptam muito bem as atualizações aos modelos mais antigos, contrariamente à crença popular, é normal que uma atualização faça o telefone funcionar melhor.

>STF aumenta multa do Facebook por não bloquear perfis fora do país

Formate o aparelho

É a opção mais radical e mais eficaz. Você perderá todos os seus arquivos, logins e outras informações, pois a ideia é deixar o telefone como estava quando o tirou da caixa, com apenas e o necessário para funcionar. Portanto, certifique-se de salvar tudo o que lhe interessa antes de atribuir uma pasta ao software do terminal.

Esse formato é chamado de restauração das configurações de fábrica, uma opção que oferece a você começar do zero e não cometer os mesmos erros ao baixar os APKs de origem duvidosa, uma redefinição da ‘Matrix’ que já queríamos na vida real.

>WhatsApp: Aprenda a fazer uma denuncia de mensagens e contatos