Algumas plantas são aliadas contra a umidade em casa. Quem tem a casa úmida sabe o quanto ela é problemática, também devido à sua predisposição à formação de condensação e bolor.
Isso não apenas tem consequências desagradáveis, mas também pode causar problemas de saúde, especialmente para quem sofre de alergias.
Usar desumidificadores é a escolha certa quando o problema já está presente, mas para preveni-lo e de forma ecológica, podemos usar plantas.
Os umidificadores naturais, graças às folhas e à terra, conseguem absorver a umidade presente na casa, mesmo que necessitem de água, e assim gerar outra umidade. Basta criar o equilíbrio certo, e teremos um ambiente saudável e verde.
Plantas que absorvem umidade: veja como manter sua casa segura!
Babosa: Conhecida por suas propriedades cosméticas, a babosa é uma das plantas que não pode faltar em casa. Perfeita contra a umidade, fornece de forma simples, e as folhas podem ser utilizadas em casos de pequenos acidentes domésticos, como queimaduras: usando o gel presente no interior das folhas, podemos aliviar a queimação.
Samambaias: Ricas em folhas verdes brilhantes, as samambaias são a escolha ideal não só para absorver a umidade da casa, mas também para decorar. De tamanho pequeno, integram-se em espaços pequenos. Além disso, requerem poucos cuidados e não têm medo de mudanças bruscas de temperatura.
Orquídea: As orquídeas são plantas elegantes que dão um toque de classe ao ambiente e amantes da umidade. São ideais na casa de banho e na cozinha, onde o risco de condensação é sempre elevado.
Bambu: Utilizado na fabricação de ferramentas, o bambu é eficaz contra a umidade. Amante da sombra parcial, fica exuberante. Portanto, se tivermos pouco espaço, é melhor optar pela versão anã.
Filodendro: A planta de origem tropical é a solução verde contra a umidade. Amante da luz, é simples de cultivar. As folhas são um útil indicador de seu bem-estar; aliás, mudam de cor quando têm muita ou pouca água.
Azaléia: Adequadas para viver em ambientes fechados durante o inverno, as azaléias não gostam de climas secos e, portanto, são ideais em ambientes úmidos. Apenas regue bem o solo e evite expô-la a correntes de ar.
Begônia: A planta, assim como a orquídea, vive bem em solos úmidos e bem drenados e é um desumidificador totalmente verde. Embora precise de muito menos cuidados que a orquídea, é melhor não expô-la diretamente ao sol.