Para muita gente, o primeiro acesso ao crédito é um sonho. Mas aí, o tão sonhado cartão de crédito estoura o limite. Por isso é muito importante fazer um exercício de pensar qual o limite no cartão de crédito eu quero para mim? O que fazer?
Quando você faz uma compra seja em uma loja física ou online usando o seu cartão de crédito o valor daquela compra reduz o seu limite.
Como é dividido o limite?
Limite total: é o limite contratado para seu cartão.
Limite utilizado: é o saldo total de gastos realizados com o cartão do titular, físico e virtual, e dos adicionais, e que ainda não foi pago. Inclusive gastos que serão lançados em faturas futuras.
Limite disponível: é o valor disponível para compras, ou seja, a diferença entre o Limite total e o Limite utilizado.
Como conseguir um aumento de limite do meu cartão de crédito?
Você pode solicitar aumento de limite de cartão de crédito nos aplicativos do cartão ou diretamente no seu banco, apresentando a documentação exigida para análise de crédito. Mas alguns requisitos devem ser levados em conta.
- Como está sua pontuação do score?
- Como está a sua renda?
- Suas contas andam em dias?
Os bancos vão fazer todas essas avaliações antes de conceder o aumento do limite. A resposta vem logo no ato da solicitação, quer seja na internet ou presencialmente na agencia bancária.
Peça uma avaliação de crédito emergencial
A maioria dos cartões contam com o serviço de Avaliação Emergencial de Crédito. Essa avaliação só fica disponível quando o limite do cartão está todo comprometido.
Esse serviço é disponibilizado mediante adesão por parte do titular, análise de risco e pagamento de tarifa. Geralmente a tarifa só é cobrada uma vez nos últimos 30 dias quando o serviço for utilizado, o que ocorre de forma automática. Assim será possível realizar compras acima do limite do cartão. A adesão à Avaliação Emergencial de Crédito pode ser realizada por meio da Central de Atendimento do seu cartão de crédito ou por meio do aplicativo de sua instituição financeira.
Documentação exigida para solicitação online.
Depende de seu banco. Na maioria dos casos, não é solicitado nenhum documento, pois tudo é feito por meio do aplicativo da instituição. Em outros casos, solicitam o comprovante de renda atualizado. Portanto, não custa nada tentar, não é mesmo?
Documentação exigida para solicitação presencial:(originais e cópias):
- Documento de identificação pessoal (dentro do prazo de validade);
- CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovante de renda atualizado.