O prazo de inscrições para o Programa Cátedra Brasil da Universidade de Münster, na Alemanha, foi estendido até as 17 horas do dia 28 de fevereiro. O número de bolsas ofertadas também foi ampliado.
Agora, serão selecionados dois concorrentes da modalidade Cátedra, que poderão, cada um, indicar um bolsista de pós-doutorado e outro de doutorado-sanduíche. As alterações realizadas no Edital 39/2022 foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o edital modificado, a análise das propostas irá até 31 de maio de 2023 e a divulgação do resultado ocorrerá até o dia 30 de junho, com início das atividades previsto para setembro.
Os temas da seleção são: Estudar O Hospedeiro e as Respostas Imunes ao Câncer de Mama ou a Patógenos Virais e Bacterianos Altamente Virulentos ou Cidades Inteligentes e Participação Política On-line.
As propostas deverão ser apresentadas virtualmente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), conforme as exigências do edital e dentro das datas estabelecidas no cronograma. A vigência das bolsas de estudos será, para a cátedra, entre 6 e 18 meses e de 6 a 12 meses para o pós-doutorado e para o doutorado-sanduíche.
A Capes financiará os estudos, sendo dela também a responsabilidade de redistribuição, caso seja necessário, do número de bolsas entre as modalidades previstas, em consenso com a instituição anfitriã. Cada catedrático será apoiado com recursos no valor de até R$ 628 mil.
Clique AQUI no link de inscrição
Clique AQUI para acessar o Edital 39/2022
O Programa Cátedra Brasil da Universidade de Münster financia bolsistas brasileiros na modalidade Cátedra, por chamada, o qual poderá indicar um bolsista de pós-doutorado e um bolsista de doutorado-sanduíche para promover a colaboração em educação e pesquisa entre a Alemanha e o Brasil, assim como em aperfeiçoar o conhecimento sobre ambos os países.