Campanha vai prevenir golpes financeiros contra idosos, inclusive aposentados do INSS

Campanha vai prevenir golpes financeiros contra idosos, inclusive aposentados do INSS

O Governo Federal lançou, nesta quarta-feira (2), uma campanha de prevenção e combate à violência financeira e patrimonial contra a pessoa idosa, inclusive os aposentados e pensionistas do INSS. A iniciativa vai informar e conscientizar essa parcela da população sobre as tentativas de golpes financeiros.

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O alerta para os idosos e segurados do INSS vem no momento em que cresce a prática desses golpes contra eles. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), houve um aumento em torno de 60% e 70% os golpes financeiros contra pessoas idosas durante o período de crise do novo coronavírus. A prática é facilitada pelo uso mais intenso dos meios digitais em razão do isolamento social provocado pela Covid-19.

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“Os criminosos começaram a se aproveitar desse momento em que os idosos tinham mais necessidade de acessar os canais digitais. Então, eles passaram a intensificar os golpes financeiros fazendo manipulações e persuasão junto aos idosos para que fornecessem seus dados bancários, seus dados confidenciais”, disse o presidente da federação, Isaac Sidney, em cerimônia no Palácio do Planalto.

A campanha é uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Banco Central, e a Febraban. Um vídeo da campanha nacional de prevenção e conscientização será veiculado nos meios de comunicação e redes sociais reforçando orientações. Entre elas:

  • O banco não liga para o cliente pedindo senha e número do cartão.
  • A instituição financeira não manda funcionário a casa do cliente para pegar o cartão.
  • O banco não liga pedindo para que seja feita uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.
  • Ao receber uma ligação dizendo que o cartão foi clonado, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone oficial da instituição que está no cartão e ligar de outro telefone para tirar a limpo a história. Se receber uma mensagem no telefone com um link, não acesse.

Um golpe que chegou a ter aumento de 65% durante o período de isolamento social foi o do falso motoboy, segundo a Febraban. Nesse caso, um criminoso liga para a casa do cliente se passando por um funcionário da instituição financeira, informa que o cartão bancário foi clonado e diz que vai enviar um motoboy para buscá-lo.