Campanha vai prevenir golpes financeiros contra idosos, inclusive aposentados do INSS
O Governo Federal lançou, nesta quarta-feira (2), uma campanha de prevenção e combate à violência financeira e patrimonial contra a pessoa idosa, inclusive os aposentados e pensionistas do INSS. A iniciativa vai informar e conscientizar essa parcela da população sobre as tentativas de golpes financeiros.
>Aposentados e pensionistas do INSS terão aumento de 2,1% nos benefícios em 2021
O alerta para os idosos e segurados do INSS vem no momento em que cresce a prática desses golpes contra eles. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), houve um aumento em torno de 60% e 70% os golpes financeiros contra pessoas idosas durante o período de crise do novo coronavírus. A prática é facilitada pelo uso mais intenso dos meios digitais em razão do isolamento social provocado pela Covid-19.
>Qual a cor da nova nota de R$ 200 que começa circular hoje em todo o país?
“Os criminosos começaram a se aproveitar desse momento em que os idosos tinham mais necessidade de acessar os canais digitais. Então, eles passaram a intensificar os golpes financeiros fazendo manipulações e persuasão junto aos idosos para que fornecessem seus dados bancários, seus dados confidenciais”, disse o presidente da federação, Isaac Sidney, em cerimônia no Palácio do Planalto.
A campanha é uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Banco Central, e a Febraban. Um vídeo da campanha nacional de prevenção e conscientização será veiculado nos meios de comunicação e redes sociais reforçando orientações. Entre elas:
Um golpe que chegou a ter aumento de 65% durante o período de isolamento social foi o do falso motoboy, segundo a Febraban. Nesse caso, um criminoso liga para a casa do cliente se passando por um funcionário da instituição financeira, informa que o cartão bancário foi clonado e diz que vai enviar um motoboy para buscá-lo.