Nesta segunda-feira (10), teve início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A meta, segundo o Ministério da Saúde, é vacinar pelo menos 90% do público prioritário para a imunização, que soma 81,8 milhões de pessoas, até o dia 31 de maio.
Dentre os alvos da campanha estão pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e puérperas. Também fazem parte do público prioritário povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, militares, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Em todo o país, o Ministério da Saúde estima vacinar 79,5 milhões de pessoas e, por isso, distribuiu 80 milhões de doses. No estado de São Paulo, onde apenas 69% do público-alvo foi imunizado no ano passado, a meta é atingir 18,4 milhões de pessoas neste ano. Já no estado do Rio de Janeiro, espera-se vacinar 6,9 milhões de pessoas.
Na capital fluminense, a meta é vacinar 2 milhões de pessoas, segundo o secretário municipal do Rio de Janeiro, Rodrigo Prado. “A vacina realmente funciona muito bem para isso”, ressalta o secretário.
O aposentado Adão Eusébio Francisco, de 84 anos, foi um dos primeiros a se vacinar em uma tenda especial montada na Praça Mauá, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ele conta que se vacina todo ano e que, depois disso, a gripe até pega, mas vem mais leve. “Graças a Deus, ela vem mais leve”, relata.
Outro integrante da turma de ginástica de Adão, o aposentado Valmir de Mello, de 65 anos, também aproveitou o primeiro dia da campanha para se imunizar. “É mais uma segurança para a nossa vida”, destaca Valmir.
A vacinação é uma importante medida para prevenir e evitar que as pessoas tenham gripes mais graves, que tenham que se internar ou que tenham pneumonia. Por isso, a participação do público prioritário é fundamental para que a meta seja alcançada e a saúde de todos seja preservada.