Atualmente, 18 municípios de pelo menos 9 estados estão liberando um benefício de saque único para os trabalhadores com carteira assinada no valor de até R$ 6.220. No entanto, é importante prestar muita atenção às regras para realizar o saque dentro do prazo estabelecido, caso contrário, a oportunidade de retirar o valor será perdida.
A Caixa Econômica Federal disponibilizou esse valor devido às chuvas fortes e desastres naturais que afetaram essas regiões. A ideia é que os cidadãos possam utilizar esse valor para lidar com os gastos de perdas materiais decorrentes dessas situações. A forma como o trabalhador utilizará o dinheiro não precisa ser justificada, o objetivo é fornecer ajuda financeira nesse momento delicado.
Atualmente, estão autorizados a fazer o saque desse benefício os moradores de cidades localizadas nos estados do:
Esse saque trata-se do saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que é liberado quando os municípios decretam estado de calamidade pública. O FGTS funciona como uma espécie de poupança trabalhista, sendo resgatado pelos cidadãos em situações esporádicas. Atualmente, é possível receber valores desse fundo na aposentadoria, ao ser demitido sem justa causa, na modalidade saque-aniversário, para compra da casa própria e também nessa situação de calamidade.
O valor máximo do benefício está limitado a R$ 6.220, portanto, aqueles que possuem um saldo inferior a esse montante no FGTS poderão zerar sua conta ao fazer o saque.
O valor será depositado na conta do indivíduo na Caixa Econômica Federal, e aqueles que não possuem essa instituição financeira poderão optar pela transferência para outro banco.
A Caixa Econômica revisa a cada sexta-feira a relação das localidades que decretaram situação de emergência, divulgando também o limite de dados para o saque. É importante observar essas informações para que os indivíduos possam obter uma parcela de seus recursos do FGTS.
No momento, os seguintes municípios estão liberando o benefício com os respectivos prazos para o resgate:
Há a opção de receber o benefício pessoalmente, bastando comparecer em uma agência da Caixa Econômica. Assim como, pode solicitar o resgate de forma online, com transferência direta para a conta.
Veja também: Novo grupo de brasileiros tem acesso a saldo BILIONÁRIO do FGTS