Caixa aumenta margem do empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS: veja valor.
A Caixa Econômica Federal decidiu ampliar a margem consignável dos empréstimos realizados por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para até 35% dos rendimentos. Antes, o limite máximo de comprometimento era de 30%. O novo limite para os contratos é válido até o final do ano, quando encerra o período de calamidade pública em função da pandemia do coronavírus (Covid-19).
>>INSS mantém prova de vida suspensa para aposentados
Com a nova margem, uma pessoa com valor de benefício de R$ 2 mil, por exemplo, pode agora ter uma margem no valor do empréstimo de até R$ 34,5 mil. Os valores das prestações são iguais durante todo o contrato e descontados diretamente do salário ou benefício, sem a necessidade de emitir boletos ou comparecer em agências do banco para efetuar pagamentos.
De acordo com a Caixa Econômica, as taxas cobradas variam entre a mínima de 1,34% e máxima de 1,50% por um prazo de até 84 parcelas.
>>Como contestar a perícia do INSS e obter até 3 indenizações
Margem consignável
A margem consignável foi estabelecida neste ano através da publicação da Medida Provisória 1006/2020, que foi editada em razão da pandemia do coronavírus. Além de ampliar o percentual de comprometimento de renda destinado a empréstimos, a medida destina um percentual de até 5% do total do valor do benefício para saques ou pagamento da fatura do cartão de crédito, totalizando 40%.
Para contratos novos, renovações ou portabilidade de outros bancos, é possível utilizar um prazo de carência de até 90 dias para começar a pagar as prestações. O prazo do contrato original também pode ser aumentado na renovação, seja para diminuir o valor das parcelas mensais ou para aumentar o valor do crédito a receber.
>>INSS libera novo reagendamento de perícias pela internet: veja como fazer
Aposentados e pensionistas que possuem o empréstimo consignado contratado em outro banco podem solicitar a portabilidade da operação de crédito. Após a transferência do empréstimo, o saldo devedor é quitado junto ao banco original e passa a vigorar na Caixa Econômica. O cliente recebe o crédito do valor restante da operação.
O valor máximo de empréstimo vai depender do valor do benefício recebido pelo aposentado ou pensionista. Clientes podem solicitar uma simulação personalizada nos canais abaixo e conferir qual o valor do troco a receber caso opte pela portabilidade do crédito para a Caixa.
A contratação ou renovação do empréstimo consignado pode ser feita através dos seguintes canais: plataforma Agora SIM, aplicativo da Caixa Econômica, agência ou qualquer terminal de autoatendimento (clientes do banco que possuem conta ou contrato em andamento para renovação), além da correspondente Caixa Aqui Negocial.
>>INSS cortou pela metade pensões de órfãos e viúvas da Covid-19
Fonte: O Dia