Cafeína para cuidados com o corpo: para que serve?

Publicado por
Yanara Cardeal

A cafeína é um dos produtos cosméticos mais utilizados e eficazes. No entanto, para que tenha os efeitos desejados, deve ser aplicado em doses bem concentradas. Portanto, preste muita atenção aos rótulos e também será bom para você conhecer todos os usos da cafeína para o cuidado da pele com todos os seus benefícios, bem como todas as suas desvantagens.

Cafeína para cuidados com o corpo: para que serve?

A cafeína atua principalmente pela circulação, tornando-a de ação rápida, protetora contra o estresse oxidativo e anti-inflamatória para a pele. Também pode proteger contra danos UV , como linhas finas e rugas após a exposição ao sol. Graças às suas propriedades antioxidantes, eles retardam o estresse oxidativo e podem até ajudar a restaurar as células danificadas.

Ajuda contra a celulite

A cafeína é uma aliada válida no combate à celulite, que é a condição em que a pele fica com aspecto de casca de laranja, principalmente na região das nádegas e coxas (mas também pode estar localizada em outras partes do corpo).

De fato, a cafeína tem a capacidade de estimular a drenagem e a eliminação de fluidos estagnados, que também estão entre as causas da celulite. É um aliado válido contra a retenção de líquidos, pois promove a microcirculação e ajuda a eliminar e descartar os líquidos que ficam estagnados entre os tecidos.

Cafeína Energiza a pele

A cafeína é energética mesmo sem ser consumida. Também em uso tópico, este ingrediente ativo realiza muitas atividades úteis para o tom da pele: estimula o metabolismo celular, promove a drenagem linfática e a microcirculação. A aparência da pele após um tratamento cosmético à base de cafeína é muito mais vital, tanto no corpo quanto no rosto. Ver é crer!

Aliado contra as olheiras

A cafeína ajuda a refrescar o olhar, por isso costuma ser encontrada em produtos cosméticos específicos para a área dos olhos. Em particular, a cafeína é útil para olheiras sob os olhos, ou aquelas áreas escuras geralmente de cor azulada sob a pálpebra inferior.

As olheiras são frequentemente causadas pelo acúmulo de melanina e hemoglobina na epiderme e derme da área sob os olhos; a camada de derme e epiderme é muito fina e permite que esses acúmulos sejam vistos.

Embora a predisposição genética tenha um papel importante no aparecimento das olheiras, não há dúvida de que elas são acentuadas pelo cansaço, estresse e falta de sono.

Além disso, com o aumento da idade, a redução da gordura subcutânea tende a acentuá-los.

A cafeína é um vasoconstritor, portanto, se for aplicada ao redor dos olhos, torna os capilares sob a pele menos visíveis. Também é útil para combater as chamadas “bolsas” graças às suas propriedades descongestionantes e ao apoio à microcirculação.

Desvantagens da cafeína para a pele

A principal desvantagem é que os benefícios da cafeína para a pele funcionam apenas por um curto período de tempo. É uma solução temporária e não cura rugas ou bolsas sob os olhos. Você ainda precisa investir em outros produtos de cuidados com a pele que funcionem bem com este produto e abordem sua preocupação específica com a pele a longo prazo. Exemplos incluem um limpador com ácido salicílico, soros com vitamina C e niacinamida, hidratantes com ceramidas e um protetor solar de amplo espectro.

A cafeína também pode irritar a pele e causar vermelhidão devido ao aumento do fluxo sanguíneo . Se você tem pele sensível, pode começar testando esse ingrediente em pequenas doses em uma parte limitada da pele.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto na pele, consulte seu dermatologista de confiança.