Café vienense: história e como prepará-lo em casa
Por incrível que pareça, dois ingredientes bastam para preparar uma das bebidas mais deliciosas do mundo: o café vienense. Elaborado com café expresso e chantilly, desta vez compartilhamos a receita com tudo o que você precisa saber para poder saboreá-la em casa.
Basta olhar o nome para entender que a origem desse café em particular vem da Áustria. O que poucos sabem é que sua história remonta a centenas de anos, mais especificamente em meados do século XVII.
Em 1653 e após uma luta bastante árdua que culminou em sua derrota, o exército turco iniciou a retirada da atual capital austríaca. A saída desta cidade foi tão precipitada que, durante o processo, deixaram uma série de itens, entre eles vários envelopes de café.
Naquela época, o café era praticamente desconhecido na região de Viena e também em outras partes da Europa. Tanto que, segundo a lenda, os moradores estavam prestes a jogá-lo fora pensando que era comida para animais.
No entanto, algumas autoridades decidiram dar uma chance a esses grãos específicos de cor e aroma intensos. Assim nasceu a primeira cafeteria da cidade e também a versão protótipo do café vienense que se tornaria famoso com o passar dos anos.
Ao contrário do que se conhece hoje, a origem do café vienense refere-se à combinação do café com o açúcar e o leite, ingredientes que eram usados porque para muitos só o sabor dessa bebida parecia muito forte.
>>Comece a semana fazendo deliciosos biscoitos caseiros
>>Como fazer sanduíches de churros caseiros com sorvete
1- Em primeiro lugar, a primeira coisa a fazer é preparar o expresso. Se não dispõe da respectiva máquina de café para a sua preparação, o que tem de saber é que o café preparado deve ter um sabor bastante intenso.
2- Depois tem que servir o expresso em chávenas individuais e proceder ao preparo das natas. Para isso, deve-se misturar o cacau em pó com 50 ml de creme líquido em uma pequena panela (recomenda-se fazê-lo em banho-maria).
3- Quando estiver pronto, é necessário introduzir essa mistura em cada xícara de café e misturar. Com o resto das natas tem que montar com um pouco de açúcar. Por fim, aplique na superfície de cada xícara, polvilhe com uma pitada de canela e sirva.
4- O café vienense está pronto para ser saboreado. O fundamental é servir em copinhos e imediatamente para não perder o calor.
>>Faça uma deliciosa sobremesa de café sem forno com 4 ingredientes