Cadastro Único: use o aplicativo para se cadastrar e receber benefícios. O aplicativo do Cadastro Único foi lançado em março deste ano com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos benefícios sociais e, também, diminuir o tempo de espera pelo atendimento presencial.
De lá para cá, mais de 4,29 milhões de downloads já foram realizados. Os dados foram coletados em agosto pelo Ministério da Cidadania. O app foi desenvolvido pela Dataprev para o órgão.
Por meio da ferramenta foram realizados 648,9 mil pré-cadastros, dos quais 137,8 mil, ou 21,2%, tiveram o processo concluído posteriormente pelas equipes municipais do Cadastro Único.
Além disso, o novo aplicativo também permite que o cidadão faça a atualização cadastral por meio da confirmação dos dados, quando não há nenhuma alteração nas informações prestadas anteriormente. Já são 402,2 mil atualizações por confirmação feitas pelo app.
Instrumento para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda, o Cadastro Único teve 964,8 mil famílias incluídas entre os dias 16 de julho e 13 de agosto de 2022, uma média de 34,4 mil inclusões por dia.
O aplicativo também ganhou novos ajustes. Em agosto, foi disponibilizada uma atualização que permite o preenchimento automático do endereço a partir do CEP durante a realização do pré-cadastro.
Além disso, o cidadão agora consegue visualizar a sua identificação em todas as telas na barra superior do app, confirmando a identidade do usuário que está conectado.
Sempre que houver uma nova atualização no aplicativo, com o intuito de corrigir possíveis erros, o sistema notificará o cidadão pelo próprio app. Para ter acesso às novas funcionalidades, é necessário baixar a versão atualizada do aplicativo do Cadastro Único nas lojas Apple e Android.
Desde março, o aplicativo do Cadastro Único foi integrado ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que dispõe de informações atualizadas de renda e vínculos de mercado formal de trabalho e bases de benefícios previdenciários e assistenciais do INSS – sob a gestão da Dataprev.
A atual estratégia de modernização também inclui um módulo de consulta no novo portal de acesso ao Sistema de Cadastro Único, que também tem integração ao CNIS para auxiliar a atualização de dados das famílias cadastradas e do público em Averiguação Cadastral.
Segundo dados de agosto de 2022, o Cadastro Único tem mais de 38 milhões de famílias cadastradas, que representam cerca de 89,3 milhões de pessoas. A iniciativa é utilizada como base para concessão e manutenção de benefícios em 28 programas federais, entre eles o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O aplicativo pode ser baixado por meio das lojas de aplicativos Apple Store e Play Store ou acessado na sua versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br;
Faça o download do Aplicativo do Cadastro Único e verifique como está o seu cadastro.