O Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um vasto banco de dados que reúne informações sobre os cidadãos brasileiros. O objetivo é cadastrar as família que estão em situação de vulnerabilidade social, ou seja, que integram os grupos de pobreza e pobreza extrema no país.
É através do Cadastro Único que homens e mulheres têm acesso a inúmeros auxílios e benefícios sociais. O melhor de tudo é que ele funciona de modo integrados com prefeituras, governos estaduais e com o governo federal.
Sendo assim, os inscritos podem ter acesso às iniciativas de todas as esferas da administração pública. Inclusive, alguns públicos contam como benefícios exclusivos, como é o caso de gestantes, que podem conseguir ajuda para obter o enxoval do bebê por meio dos recursos públicos.
Antes de mencionar diretamente programas que ajudam a comprar o enxoval das crianças, é importante lembrar que o Cadastro Único dá acesso à iniciativas importantes do governo federal; como:
Porém, muitas prefeituras e estados concedem benefícios extras através do Cadastro Único, como o ajuda para comprar enxoval. Gestantes inscritas no banco de dados podem pleitear recursos para a aquisição de roupas de bebê, fraldas, kits de aleitamento etc.
Além disso, o governo federal, em 2022, criou o Benefício de Composição Gestante (BCG). Ele era um rendimento extra ao Auxílio Brasil pago exclusivamente para as mulheres grávidas inscritas no Cadastro Único.
A parcela de R$ 650 era paga para todas as que mantivessem o acompanhamento do pré-natal registrado pela rede de saúde pública de sua cidade, no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) ou no Sistema do Programa Auxílio Brasil na Saúde.
Além disso, era preciso atender aos critérios de habilitação ao Programa. Uma família que tenha mais de uma gestante identificada poderia receber mais de um BCG. Entretanto, cada gestante só conseguiria receber um BCG por vez.
Consulte um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da sua cidade para saber a respeito da disponibilidade do BCG.
O governo federal não possui programas específicos para fornecer enxoval às gestantes inscritas no Cadastro Único. Sendo assim, o melhor caminho é entrar em contato com o CRAS da sua cidade ou se dirigir à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura para saber a respeito das oportunidades que ela oferece.
Não se esqueça de manter os dados do Cadastro Único atualizados – o procedimento deve ser realizado a cada 2 anos. Caso contrário, os benefícios oferecidos serão cortados.