Cadastro Único tem 6 programas que libera dinheiro extra. O Governo Federal centraliza as informações pessoais de cidadão brasileiros que vive em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o país, por meio do Cadastro Único ou CadÚnico.
O seu registo permitirá que você receba ajuda financeira do governo por meio de programas sociais, caso atenda aos requisitos, uma vez que irá preencher os seus dados apenas uma vez e as suas informações ficarão guardadas para procedimentos futuros que pretenda efetuar. Além disso, você simplificará muitos procedimentos.
O Cadastro Único (CadÚnico) foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais e obter uma grana extra. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado no Cadastro Único.
Conheça os principais programas que utilizam o Cadastro Único:
Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que: a) Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo R$ 522,50 (metade do salário mínimo); b) Possuem renda mensal familiar total de até três salários R$ 3.135,00 (três vezes o salário mínimo); a) Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões;
Verifique o local onde é feito o Cadastro Único na sua cidade. Você pode ir até um Centro de Referência de Assistência Social – CRAS para se informar ou procurar a Prefeitura. Algumas prefeituras exigem que você agende o seu cadastramento, então tente planejar com antecedência e saber como funciona essa ação na sua cidade.
O cadastramento não é feito pela internet! É preciso ir até o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade para se inscrever.