Cabelo e Verão: como evitar e tratar danos causados pelo cloro no cabelo? | Os dias de piscina são os planos mais divertidos para aproveitar o fim de semana ou férias curtas, principalmente quando são compartilhados com a família, entes queridos ou amigos. No entanto, é extremamente importante que, antes de dar um mergulho, você tome uma série de medidas para cuidar de si mesmo, como passar protetor solar, usar um maiô adequado e, claro, preparar o cabelo antes de submergir na água clorada. Para evitar danos causados pelo cloro no cabelo, compartilharemos as melhores recomendações para cuidar dos seus cabelos antes, durante e depois da piscina.
Uma das melhores formas de cuidar dos cabelos antes de entrar na piscina é prepará-los para os possíveis danos causados pelo cloro. Sabemos que o cloro tende a concentrar-se nos cabelos, portanto, para diminuir o seu impacto, é aconselhável utilizar produtos que ajudem a nutri-los e protegê-los. Recomendamos aplicar azeite extra virgem ou óleo de coco do meio às pontas, pois esses produtos atuam como protetores contra o cloro, reforçam os nutrientes, selam a umidade e evitam que os cabelos fiquem danificados e com aparência endurecida. Concentre-se mais nas pontas, pois estas tendem a ficar mais danificadas.
Outro produto útil antes de entrar na piscina são os condicionadores leave-in, que proporcionam hidratação intensa, protegem o fio e facilitam o desembaraço dos cabelos sem causar danos. Recomendamos escolher produtos que também tenham proteção contra os raios UVA/UVB. Aplique o produto nos cabelos levemente úmidos, espere alguns segundos para que penetre e, em seguida, você pode entrar na água.
Se você acha que os produtos mencionados acima não são suficientes, também pode tomar medidas enquanto estiver na piscina. As toucas de natação são excelentes para evitar que os cabelos fiquem molhados com água e cloro, pois são projetadas para cobrir completamente a cabeça e evitar a penetração de água. Elas são feitas de látex, silicone ou lycra e são altamente recomendadas, especialmente para quem tem cabelos loiros, que costumam ser mais danificados pelo cloro. Também é aconselhável evitar colocar a cabeça debaixo d’água.
Se você não gosta de usar touca, uma segunda opção é criar um penteado, como um coque ou um rabo de cavalo. Isso não apenas reduz o contato dos cabelos com a água e o cloro, mas também evita que eles fiquem emaranhados e facilita o penteado após sair da piscina. Experimente qualquer uma dessas duas opções enquanto estiver na água.
Após aproveitar o dia na piscina, a primeira coisa a fazer é correr para o chuveiro e lavar os cabelos com água fria de forma consistente. Isso permitirá que você remova imediatamente o cloro, em vez de esperar que ele seque nos fios de cabelo. Em seguida, aplique um shampoo especialmente formulado para remover resíduos de cloro e, após a limpeza inicial, faça uma segunda lavagem com seu shampoo habitual. Depois de aplicar o condicionador e retirar o excesso de água, aplique uma máscara hidratante, nutritiva ou reparadora de sua preferência. Isso ajudará a reparar os danos causados pela piscina. Deixe a máscara agir por 15 a 20 minutos e depois enxágue abundantemente.
Nos dias seguintes, você provavelmente precisará usar máscaras, condicionadores e ampolas para manter a hidratação. Com essas recomendações, você poderá minimizar os danos em pouco tempo. Se o seu cabelo ficar com um tom esverdeado devido ao cloro, recomendamos ler como tirar o amarelado do cabelo loiro com 1 ingrediente que você guarda na geladeira. Diga adeus aos cabelos danificados após a piscina com os cuidados certos.