Cabelo descolorido: como cuidar em 3 momentos-chave

Siga as recomendações de especialistas e tenha um cabelo perfeito

Como sabemos, os cabelos descoloridos passam por um processo químico muito forte que danifica nosso cabelo. Mas seguindo estas dicas de especialistas, você pode manter seu cabelo brilhante, sedoso e cuidado.

Para entendermos o que acontece com nosso cabelo quando o descoloramos, temos uma uma explicação simples. Na descoloração, abrimos a cutícula do cabelo com um produto químico, removemos o pigmento e depois aplicamos o tom que queremos obter, com o qual voltamos para fechar a cutícula.

Todo esse processo de extração do pigmento, sem dúvida, produz um enfraquecimento no cabelo, por isso devemos prestar atenção especial aos cuidados antes da visita ao cabeleireiro, após e até durante a mesma. Como fazemos? Deixamos-lhe as recomendações dadas por especialistas em coloração capilar:

Cabelo descolorido: como cuidar em 3 momentos-chaveCabelo descolorido: como cuidar em 3 momentos-chave
Foto- Reprodução

1- Cuidados antes de descolorir o cabelo

Devemos preparar o cabelo para receber a descoloração. Isso é conseguido com tratamentos nutritivos, que podem ser feitos em casa ou no salão.

É fundamental aplicar uma boa máscara uma vez por semana, cerca de um mês antes de ir ao salão”, disse Salvo. “A ideia é que, enquanto você não descolorir, você está se nutrindo.

Quais produtos você deve escolher? É sempre aconselhável usar aqueles que são para cabelos tingidos, pois têm um pH ácido que ajuda a fechar a cutícula, reter a cor por mais tempo e ainda dar brilho e maciez.

2- Durante a descoloração

Existem diferentes produtos que podem ser adicionados à descoloração para fortalecer as pontes de ligação do cabelo, ou seja, “para evitar a quebra durante o processo”.

Um deles é um aditivo chamado Plex que pode ser adicionado ao descolorante, que ajuda a fortalecer o cabelo internamente e evitar a quebra durante o processo de clareamento. Custa mais, mas “garanto que usá-lo fará a diferença.

Além disso, tenha em mente que você deve ir ao cabeleireiro com tempo, porque “é melhor usar baixos volumes de oxidantes, o que tornará a descoloração mais lenta, mas ao mesmo tempo menos agressiva para o cabelo.

3- Cuidados após a descoloração

Especialistas recomendam o uso de um shampoo tonificante para cabelos loiros, composto por pigmentos que têm a função de neutralizar reflexos indesejados após a coloração. Isso porque “à medida que a cor começa a desbotar, começa a surgir o fundo descolorido, que tende a ser amarelo.

O shampoo tonificante ou matizador é de cor violeta, pois neutraliza os reflexos dourados. É importante conhecer aos poucos, porque não funciona igual para todo mundo: se seu cabelo é poroso, o pigmento fica mais fixo do que em um que tem menos danos. Por isso, especialistas recomendam não deixar descansar na primeira lavagem, apenas lavar e enxaguar. Se você percebeu que a ação foi muito sutil, da próxima vez pode deixar por alguns minutos para tons um pouco mais.

A Salvo recomenda o uso do shampoo matizador após os primeiros 7 dias de descoloração. A partir daí, use uma vez por semana e aumente a frequência até 3 vezes por semana, quanto mais longe você for do dia em que seu cabelo foi descolorido.

Por fim, sempre depois de um shampoo devemos aplicar um condicionador ou máscara que sela a cutícula.

Manutenção

Uma vez por mês ou a cada mês e meio, deve-se fazer um banho leve. É o serviço que devolve o tom ao pavio quando ele perde por conta da lavagem.

Tenha em mente que a cor não dura mais de um mês ou um mês e meio, então você deve visitar seu cabelereiro nesse período para deixar o cabelo como estava quando você saiu do salão.

É fundamental repensar que daqui a pouco você terá as madeixas retocadas, então você deve cuidar de reparar o cabelo e prepará-lo para futuras descolorações.

Agora que você já sabe o que fazer, busque um bom profissional na hora e descolorir seu cabelo.