Brasileiros DESTE grupo do PASEP podem sacar até R$ 1.302 no Banco do Brasil | Um grupo específico de trabalhadores tem um motivo a mais para comemorar nesta semana.
Isso mesmo, o abono salarial do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) já está disponível para ser sacado por esses sortudos. Se você é um deles, não perca mais tempo e corra para conferir se tem direito a esse benefício! Mas se você ainda não sabe muito bem do que se trata, não se preocupe, pois neste texto vamos explicar tudo para você.
Trabalhadores com número final de inscrição 2 e 3 já podem sacar o abono salarial do Pasep, que corresponde a um salário mínimo (R$ 1.302), desde a última segunda-feira, 17. O benefício tem como objetivo estimular a economia e corrigir distorções na distribuição de renda no país.
O Pasep foi criado na década de 70, juntamente com o Programa de Integração Social (PIS), com o propósito de criar uma poupança individual para os trabalhadores. Anualmente, os servidores públicos podem sacar até um salário mínimo, dependendo da quantidade de meses trabalhados no ano-base. Em 2023, o ano-base é o de 2021.
Para ter direito ao Pasep, é necessário ter trabalhado por no mínimo 30 dias consecutivos e com carteira assinada, além de ter recebido até dois atendimentos mínimos no período em questão. Também é necessário ter uma inscrição ativa no programa pelo tempo mínimo de cinco anos e manter as informações adicionadas ao sistema corretas e atualizadas.
O pagamento do Pasep é feito pelo Banco do Brasil, e é importante ressaltar que o calendário do Programa de Integração Social (PIS), que beneficia os empregados da iniciativa privada, também está em vigor. O saque do PIS pode ser feito diretamente nas agências por quem tem conta corrente ou poupança, e quem não tem pode obter auxílio com os funcionários do banco ao apresentar documento de identificação.
Para sacar o abono do Pasep, é necessário apresentar o número da inscrição no programa, que pode ser encontrado na Carteira de Trabalho, no extrato do FGTS ou em uma agência, desde que apresente RG e CPF. O benefício pode ser uma ajuda importante para os trabalhadores que se enquadram nos requisitos e que desejam economizar ou pagar contas em atraso.
Veja também: PIS/Pasep 2023: como saber se tenho direito e valor a receber?