Botox: é horrível o que acontece com a pele do rosto se abusar de sua aplicação

Algumas pessoas ficam obcecadas com o assunto e abusam dos procedimentos estéticos atuais para evitar a todo custo que a pele enrugue

Botox: é horrível o que acontece com a pele do rosto se abusar de sua aplicação | O envelhecimento é um processo que todas as pessoas terão de enfrentar em algum momento de suas vidas. No entanto, esse processo não é tão fácil de assimilar. Os primeiros sinais de envelhecimento tornam-se visíveis na pele do rosto, por volta dos 30 anos. No entanto, rugas ou linhas de expressão podem aparecer prematuramente na área, devido a maus hábitos, incluindo: tabagismo, falta de sono, uso de maquiagem e produtos cosméticos de baixa qualidade, exposição solar excessiva e sem proteção, má alimentação, entre outros.

A pele começa a enrugar porque o corpo não produz mais a mesma quantidade de colágeno que produzia antes. Profissionais da área garantem que, aos 40 anos, uma pessoa não produz nem metade da proteína que produzia na adolescência.

Botox: é horrível o que acontece com o rosto se abusar de sua aplicação

Algumas pessoas ficam obcecadas com o assunto e abusam dos procedimentos estéticos atuais para evitar a todo custo que a pele enrugue.

Por isso, o portal internacional especializado em beleza e cuidados pessoais, Telva, consultou alguns profissionais sobre o uso do Botox, e eles deram algumas recomendações para quem deseja aplicá-lo. Da mesma forma, mencionaram com que frequência pode ser aplicado para não abusar do produto e da pele.

A dermatologista Ana María Molina Ruiz garantiu que aproximadamente 30% da população se submete a um tratamento estético com agulhas e acredita-se que esse número comece a aumentar em pouco tempo.

A profissional indica que abusar desse tipo de produto pode deformar o rosto e sua estrutura natural: “O ácido hialurônico, por exemplo, é uma molécula que capta água e, ao fazer isso, adota um formato esférico. Ao colocá-lo, o rosto adquire uma morfologia arredondada”.

Vício em Botox

O Dr. Molina indica que o vício não está apenas relacionado à alimentação ou outros fatores, há pacientes que ficam obcecados e abusam do botox, simplesmente porque têm dificuldade de assimilar um processo que será uma realidade em todos os seres humanos.

“Tem gente que fica viciado. Botox tem se mostrado viciante. É assim que o paciente e o médico perdem a perspectiva do rosto. O excesso no caso do ácido hialurônico produz aquelas faces de travesseiro, inchadas, tipo hamster e com maçãs do rosto bem salientes. Isso deve ser um alerta. Com o botox, se você colocar em excesso, causa 100% de paralisia muscular. Você tem que tentar modular a contração muscular para torná-la mais suave, mas não paralisá-la. Isso é o que permanece artificial”.

Botox: é horrível o que acontece com o rosto se abusar de sua aplicação
Botox: é horrível o que acontece com o rosto se abusar de sua aplicação | Foto- Frederiquedermatology.com

A dermatologista recomenda começar a aplicar esse composto entre 30 e 35 anos, não antes, para evitar reações adversas e irreversíveis e esclarece que devem ser em doses muito baixas e devem ser aplicadas apenas preventivamente.

O dermatologista Carlos Morales Raya, do Grupo de Dermatologia Pedro Jaén, confirmou o que disse o especialista anterior. “Se você usa botox desde os 30 anos, vai precisar cada vez menos. Se você fizer isso de forma sutil, vai evitar que você tenha rugas profundas quando crescer”, enfatizou.

Vale ressaltar que antes de realizar este procedimento é importante validar se o profissional que irá realizá-lo é certificado e possui experiência no assunto. Também é pertinente obedecer às suas instruções para que o processo tenha um resultado feliz e duradouro.