O governo do presidente Jair Bolsonaro trocou o presidente do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Guilherme Serrano foi nomeado como novo presidente do instituto, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU).
“Assumo a Presidência com o mesmo entusiasmo que ingressei no INSS. Eu e todo corpo técnico estamos trabalhando diariamente para atender com celeridade e eficiência aos cidadãos de todo País. Atualmente, realizamos o pagamento de 36 milhões de benefícios mensais. É uma das maiores folhas de benefícios previdenciários do mundo”, destacou o novo presidente.
Uma das ações prioritárias desta gestão é a valorização dos 20 mil servidores que estão à frente da autarquia.
Aos 36 anos, Guilherme era o atual presidente substituto e ocupava o cargo de diretor de Tecnologia e Inovação desde dezembro de 2021. O jovem gestor substitui José Carlos Oliveira, que recentemente assumiu o Ministério do Trabalho e Previdência.
O novo presidente é servidor de carreira há 16 anos. Já atuou como chefe de benefício, chefe da Agência São Paulo Pinheiros, gerente executivo da Gerência-Executiva São Paulo-Centro e como coordenador-geral na então Diretoria de Atendimento do INSS.
Guilherme chega à presidência do INSS, após uma jornada, sempre com resultados positivos, pelos principais cargos de gestão do órgão, sendo hoje o presidente mais jovem da história do INSS.
Guilherme Serrano tem graduação em Física (2008) e mestrado em Astrofísica (2011), ambas as formações pela Universidade de São Paulo (USP). Técnico do Seguro Social, ingressou no INSS em
janeiro de 2006, na Agência da Previdência Social São Paulo-Pinheiros.
Inicialmente, desempenhou atividades nos setores de Orientação e Informação, e de Manutenção. Em fevereiro de 2015, tornou-se chefe de Benefícios da agência e, em fevereiro de 2017, assumiu a gerência da unidade. Em novembro de 2018, passou a chefiar a Gerência-Executiva São Paulo- Centro , onde implantou uma série de ações que tornaram a gerência uma das melhores do Estado de São Paulo.
Em 2020, iniciou sua jornada na Administração Central do INSS como coordenador-geral na então Diretoria de Atendimento do INSS. Em dezembro de 2021, é nomeado Diretor de Tecnologia e
Inovação e designado também como presidente substituto do órgão. Neste período, Guilherme atuou na condução de projetos focados em melhorar e agilizar o atendimento dos pedidos do
cidadão.
O sevidor Guilherme chega à presidência do INSS em abril de 2022, aos 36 anos, após uma jornada, sempre com resultados positivos, pelos principais cargos de gestão do órgão, sendo hoje o presidente mais jovem da história do INSS.