Mais de 21 milhões de brasileiros estão na folha de pagamento para o Bolsa Família do governo federal. O benefício é pago para as pessoas que encontram-se em situação de vulnerabilidade social.
Isso quer dizer que os beneficiários do Bolsa Família são pessoas que encontram em situação de pobreza ou de extrema pobreza, que ganham até R$ 210 de renda familiar per capita.
Sendo assim, algumas das dúvidas sobre o assunto é se a pessoa que recebe o benefício deve ter uma condição de limitações extremas. Por exemplo: será que o cidadão dentro do Cadastro Único que recebe o Bolsa Família pode comprar um bem material?
A ideia do Bolsa Família é a mesma desde sua criação, em 2004, que coincide também com o Auxílio Brasil. A meta se concentra em ajudar os brasileiros que encontram-se em situação de vulnerabilidade social.
Entre 2021 e 2022 quase 4 milhões de novos beneficiários foram cadastrados no programa de assistência social.
Confira as condições para receber o benefício do governo
Para ter acesso ao Bolsa Família, além de estar em situação de pobreza ou de extrema pobreza, os beneficiários precisam apresentar outras condicionantes; tais como:
Saúde
Educação
É importante ressaltar que o objetivo do Bolsa Família está bem longe de ser o de manter as pessoas na condição de pobreza. Pelo contrário, ele serve para que os brasileiros tenham condições de se sustentarem e melhorarem de vida por outros meios.
Enquanto a renda per capita obedecer ao que o programa exige, o beneficiário pode adquirir o bem que desejar, tendo condição de pagar por ele, é claro.
Mesmo que a pessoa tenha um carro ou uma casa, nada disso impede que o governo pague o benefício de auxílio para superação da pobreza. O Bolsa Família pode ser recebido por qualquer cidadão que obedeça ao que foi estabelecido acima.
Lembre-se apenas de atualizar as informações do Cadastro Único a cada dois anos para continuar recebendo o dinheiro corretamente.