Bolsa Família bloqueado? Entenda os motivos e saiba como atualizar informações
O Ministério da Cidadania está implementando uma nova etapa do processo de Qualificação do Cadastro Único, que tem como objetivo evitar o repasse incorreto de benefícios sociais, como o Bolsa Família. A Averiguação Cadastral Unipessoal é uma das medidas utilizadas para verificar inconsistências na composição familiar e resultou no bloqueio do pagamento do Bolsa Família de 1,2 milhão de pessoas.
Essas pessoas entraram no cadastro do Governo Federal no segundo semestre de 2022 informando que moram sozinhas e agora precisam atualizar as informações para voltar a receber o benefício. O objetivo da ação do Ministério da Cidadania é verificar se as famílias são realmente unipessoais.
As pessoas que se cadastraram nos últimos seis meses de 2022, moram sozinhas e tiveram o benefício bloqueado em abril têm até 60 dias para ir ao posto de atendimento de seu município e atualizar as informações do Cadastro Único. Se a pessoa preencher os requisitos do Bolsa Família e verificar que mora sozinha, o benefício volta a ser pago, incluindo as parcelas bloqueadas.
O ministro Wellington Dias ressalta que a pessoa que realmente mora sozinha pode e deve se manter como unipessoal e que o objetivo não é penalizar ninguém, mas corrigir distorções verificadas no último ano, quando houve uma curva acentuada de registros unipessoais. O último mês de março foi o primeiro, desde janeiro de 2022, que entrou no Cadastro Único, em números absolutos, mais famílias do que registros unipessoais.
O Ministério da Cidadania está realizando um amplo processo de correção e qualificação dos registros e identificação das famílias inscritas, para que os benefícios sociais cheguem a quem mais precisa. O Cadastro Único é a grande porta de entrada para vários programas, benefícios e serviços, mais de 30 apenas do Governo Federal, mas também de estados e municípios.
As ações do MDS também permitiram a inclusão, em abril, de 113 mil novas famílias no Bolsa Família. O objetivo é garantir que os benefícios sociais cheguem às pessoas que realmente precisam e evitar que facilitem fraudes ou pagamentos indevidos. Portanto, é importante que as pessoas atualizem suas informações no Cadastro Único para que possam continuar recebendo os benefícios a que têm direito.
Quem teve o benefício bloqueado este mês receberá um SMS no número telefônico informado, com a seguinte mensagem: “MDS INFORMA: Se você mora sozinho (a), atualize o cadastro para o Bolsa Família. Se mora com a sua família, cancele o seu Cadastro Único no aplicativo”.
Moro sozinho e tive o benefício bloqueado:
Moro com a minha família, mas me cadastrei como unipessoal:
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