Bolsa Família bloqueado? Entenda os motivos e saiba como atualizar informações
O Ministério da Cidadania está implementando uma nova etapa do processo de Qualificação do Cadastro Único, que tem como objetivo evitar o repasse incorreto de benefícios sociais, como o Bolsa Família. A Averiguação Cadastral Unipessoal é uma das medidas utilizadas para verificar inconsistências na composição familiar e resultou no bloqueio do pagamento do Bolsa Família de 1,2 milhão de pessoas.
Essas pessoas entraram no cadastro do Governo Federal no segundo semestre de 2022 informando que moram sozinhas e agora precisam atualizar as informações para voltar a receber o benefício. O objetivo da ação do Ministério da Cidadania é verificar se as famílias são realmente unipessoais.
Como atualizar o cadastro
As pessoas que se cadastraram nos últimos seis meses de 2022, moram sozinhas e tiveram o benefício bloqueado em abril têm até 60 dias para ir ao posto de atendimento de seu município e atualizar as informações do Cadastro Único. Se a pessoa preencher os requisitos do Bolsa Família e verificar que mora sozinha, o benefício volta a ser pago, incluindo as parcelas bloqueadas.
O ministro Wellington Dias ressalta que a pessoa que realmente mora sozinha pode e deve se manter como unipessoal e que o objetivo não é penalizar ninguém, mas corrigir distorções verificadas no último ano, quando houve uma curva acentuada de registros unipessoais. O último mês de março foi o primeiro, desde janeiro de 2022, que entrou no Cadastro Único, em números absolutos, mais famílias do que registros unipessoais.
Correção e qualificação dos registros
O Ministério da Cidadania está realizando um amplo processo de correção e qualificação dos registros e identificação das famílias inscritas, para que os benefícios sociais cheguem a quem mais precisa. O Cadastro Único é a grande porta de entrada para vários programas, benefícios e serviços, mais de 30 apenas do Governo Federal, mas também de estados e municípios.
As ações do MDS também permitiram a inclusão, em abril, de 113 mil novas famílias no Bolsa Família. O objetivo é garantir que os benefícios sociais cheguem às pessoas que realmente precisam e evitar que facilitem fraudes ou pagamentos indevidos. Portanto, é importante que as pessoas atualizem suas informações no Cadastro Único para que possam continuar recebendo os benefícios a que têm direito.
Quem teve o benefício bloqueado este mês receberá um SMS no número telefônico informado, com a seguinte mensagem: “MDS INFORMA: Se você mora sozinho (a), atualize o cadastro para o Bolsa Família. Se mora com a sua família, cancele o seu Cadastro Único no aplicativo”.
Atualização de Cadastro dos Unipessoais
Moro sozinho e tive o benefício bloqueado:
- – Quem realmente mora sozinho, sem a família, e se cadastrou no segundo semestre de 2022 deve ir ao posto de atendimento do Cadastro Único de seu município;
- – A pessoa deve levar os documentos ao posto de atendimento, atualizar o cadastro e assinar um termo em que afirma que mora sozinha;
- – Depois disso, o município pode desbloquear o benefício.
- – As parcelas bloqueadas serão pagas de forma retroativa.
Moro com a minha família, mas me cadastrei como unipessoal:
- – Quem mora com a família e se cadastrou como unipessoal NÃO DEVE procurar o posto de atendimento agora;
- – Nestes casos, a pessoa deve solicitar o cancelamento de seu cadastro pelo aplicativo do Cadastro Único (https://www.gov.br/cidadania/pt-br/cadunico/app-cadunico)
- – No aplicativo, a pessoa deve logar e entrar em Consulta Completa, onde haverá a opção de cancelar o cadastro;
- – A pessoa pode, depois de cancelar o cadastro, sem pressa, agendar o atendimento para fazer um novo cadastro corretamente, na família com a qual vive. E, se estiver dentro das regras de recebimento do Bolsa Família, vai poder entrar no programa.
Veja também: URGENTE: Beneficiários do Bolsa Família têm 60 dias para atualizar cadastro bloqueado