A partir da próxima segunda-feira (17/06), a Caixa Econômica Federal iniciará o pagamento do Bolsa Família e do Auxílio Gás referente ao mês de junho. Essa antecipação beneficiará 658 mil famílias no Rio Grande do Sul, que receberão suas parcelas no primeiro dia do calendário, independentemente do número do NIS.
No total, mais de 20 milhões de famílias em todo o Brasil serão beneficiadas pelo Bolsa Família e pelo Auxílio Gás neste mês de junho.
O Auxílio Gás foi criado para reduzir o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias. Mais de 5,5 milhões de famílias receberão, a cada dois meses, 100% do valor da média nacional do botijão de gás de 13 quilos. Em junho, esse valor será de R$ 102.
Os pagamentos do Auxílio Gás seguem o mesmo calendário do Bolsa Família, conforme o final do NIS do beneficiário.
As famílias podem consultar as informações sobre suas parcelas através dos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem, ou pelo telefone 111.
Para movimentar os valores, não é necessário ir até uma agência. Pelo aplicativo Caixa Tem, os beneficiários podem realizar compras em estabelecimentos, transferências via Pix, e o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral.
Os saques podem ser feitos em unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento, utilizando um token gerado diretamente no aplicativo Caixa Tem.
Para mais informações sobre os pagamentos do Bolsa Família, os beneficiários podem acessar o site da Caixa ou entrar em contato através do atendimento telefônico.
O pagamento seguirá o calendário abaixo, de acordo com o final do NIS:
Com a antecipação do pagamento, a Caixa Econômica Federal visa facilitar o acesso aos benefícios, especialmente para as famílias do Rio Grande do Sul. O objetivo é proporcionar mais segurança financeira e ajudar no combate aos impactos econômicos, como o aumento do preço do gás de cozinha.