Criado na década de 80 pela Frigo, este bolo de creme com folhas de chocolate crocante conquistou todos os paladares em diversos lugares e tornou-se o protagonista na época. Não havia festa ou comemoração que não tivesse sua presença. Se quer reviver aqueles doces momentos e quer voltar a saborear o irresistível sabor deste bolo tradicional, não perca a versão que hoje lhe propomos. É tão delicioso e tão fácil de fazer que se tornará um clássico no seu livro de receitas.
Ingredientes
Pique o chocolate ou rale-o se preferir. Coloque-o em uma tigela refratária, coloque-o em uma panela com fundo de água e aqueça, em banho-maria e mexendo, até que o chocolate esteja completamente derretido e obtenha um creme homogêneo.
Cubra a superfície de trabalho com papel manteiga, despeje um sexto do chocolate e espalhe-o para formar um retângulo fino do mesmo tamanho do fundo da forma. Repita a operação para obter mais 5 retângulos. Deixe esfriar e leve à geladeira para que o chocolate endureça e fique crocante.
Bata levemente o creme de leite com metade do açúcar e deixe na geladeira. Quebre os ovos, separando as gemas das claras. Reserve os primeiros na geladeira para outra receita e bata os últimos em picos firmes com o restante do açúcar, com varetas elétricas. Adicione este merengue ao creme e misture com uma espátula.
Separe os retângulos de chocolate do papel com muito cuidado para que não quebrem. Arrume um no fundo de uma forma longa e cubra com um pouco do chantilly.
Termine de montar o bolo como se fosse um mil-folhas, alternando as camadas dos dois ingredientes até acabarem. Cubra com filme de cozinha e deixe no freezer por no mínimo 12 horas. Retire alguns minutos antes de servir e desenforme virando para uma tigela. Decore com as pepitas de chocolate e a hortelã lavadas e secas.