Separe as claras das gemas em dois recipientes diferentes. Bata as claras com algumas varetas, em velocidade baixa. Quando começarem a espumar, à medida que forem batendo, acrescente metade do açúcar aos poucos. Continue batendo por mais seis a oito minutos em alta velocidade até obter um merengue firme.
A seguir, sem ter que lavar os bastões, bata as gemas com o restante do açúcar. A cor muda, eles ficam pálidos e também aumentam de volume com a quantidade de ar incorporada. Pare de bater quando as hastes desenharem uma linha nas gemas.
Adicione a farinha peneirada e as claras batidas na tigela com as gemas. Faça isso alternadamente e em três partes, integrando a farinha ou as claras com movimentos envolventes e com muita delicadeza. Não adicione o próximo ingrediente até que o anterior não esteja bem incorporado.
Unte a base de um molde de 18 cm de diâmetro e paredes com manteiga. Despeje a mistura dentro e alise a superfície. Leve ao forno pré-aquecido a 160 °C com o calor subindo e descendo. Asse por 35 a 40 minutos ou até estar cozido.
O tempo de cozimento dependerá do forno que você possui, assim como da temperatura, que pode variar 10 graus para cima ou para baixo. Assim que o pão de ló for retirado do forno, deixe-o aquecer antes de desenformar.