Bolinhos de vento: petiscos doces mais leves e fáceis de fazer.
Eles são chamados de bolinhos de vento, porque são cheios de ar. Este delicioso lanche doce deve ser inflado durante o cozimento, por isso o procedimento é muito específico para alcançá-lo.
Uma massa doce que é frita em óleo, mas precisa da temperatura exata para reagir juntando o ar que formará os bolinhos de vento. Podem ser consumidos simples, polvilhados com açúcar de confeiteiro ou recheados com chantilly, creme de pasteleiro ou chocolate.
Uma sobremesa tradicional judaica, especialmente preparada para celebrar a festa das Luminárias. Mas são tão saborosos que são bem – vindos em qualquer época do ano.
Ingredientes
Peneire a farinha e o fermento e misture, depois reserve. Numa panela coloque o leite, a manteiga, o açúcar, o sal e as raspas de laranja e cozinhe até que comece a ferver.
Adicione os ingredientes secos aos poucos e sem parar para mexer, para que se integrem sem formar grumos. Continue cozinhando em fogo baixo, mexendo sempre para que não grude.
Após alguns minutos, quando a farinha estiver cozida, retire do fogo e coloque em outro recipiente. Adicione os ovos um de cada vez lentamente, mexendo bem até formar uma massa cremosa.
Leve ao fogo uma frigideira com o azeite. Quando atingir a temperatura média, coloque a mistura em bolinhas (forme-as com duas colheres). Atenção: óleo muito quente forma uma crosta dura que os impede de inchar, e o muito frio não os deixa flutuar e abrir.
Depois de inflados e com o exterior dourado, retire e deixe escorrer em papel absorvente. Polvilhe os bolinhos com açúcar e acompanhamento a gosto.