Estes bolinhos de morango são muito mais fáceis de fazer exigem menos ingredientes e tempo que os bolinhos tradicionais. Eles são ideais para servir em refeições de grupo. A singularidade desta receita reside não só na apresentação, mas também no resultado final; a maciez da massa contrasta maravilhosamente com a suculência da fruta vermelha . É uma delícia.
Para que estes bolinhos fiquem realmente saborosos, é preciso escolher bem os morangos. Estes têm de estar no seu ponto ideal de amadurecimento. São quando sua cor é vermelha intensa, parecem lisas e brilhantes, carecem de partes amareladas e brancas e suas folhas e caules são verdes. Para o cheiro, eles devem ter um odor pungente. Da mesma forma, é importante não lavá-los ou remover o talo até pouco antes de prepará-los e consumi-los.
PARA A MASSA:
FRITAR:
PARA DECORAR:
Limpe os morangos, lave-os, retire o caule e as folhas e seque-os bem.
Quebre o ovo, separando a clara da gema. Bata o primeiro em picos firmes com um batedor elétrico. Misture a farinha com o fermento, adicione a gema, 1 colher de chá de óleo, 50 gramas de açúcar e o leite. Bata tudo até obter uma massa uniforme. Adicione o branco, com movimentos envolventes para que não perca volume, e deixe esta preparação descansar por pelo menos 1 hora.
Pique os morangos em espetos de madeira e cubra-os com a massa.
Frite-os, em lotes, com óleo quente, mas sem fumar até ficarem dourados. Deixe escorrer em um prato forrado com papel de cozinha para absorver o excesso de óleo.
Em uma tigela pequena, misture 10 gramas de açúcar e a canela. Polvilhe os bolinhos e sirva.