Bolinhos de bacalhau: uma maneira deliciosa e fácil de comer peixe

Um clássico de comida de avó, se ainda não tentou fazer está na hora de experimentar

Um clássico de comida de avó, se ainda não tentou fazer bolinhos de bacalhau em casa, está na hora de experimentar essa receita fácil. Mais rápido de fazer que os croquetes, porque você não precisa esperar que a massa esfrie – basta deixá-la descansar por uma hora -, mas igualmente deliciosos. Crocantes por fora, macios e fofos por dentro, os bolinhos pequenos são um lanche delicioso para qualquer aperitivo compartilhado.

Ingredientes:

  • Bacalhau moído e dessalgado, 300 g
  • Água, 125ml
  • Ovos M, 2
  • Farinha, 130 g
  • Azeite de oliva, 1 colher de sopa
  • Alho, 1 dente
  • Salsa fresca picada, 4 colheres
  • Pimenta preta, a gosto
  • Pimentão, para servir
  • Molho aioli ou molho de iogurte, para servir

Modo de preparo dos bolinhos de bacalhau:

Se tivermos tempo, é aconselhável que a massa descanse cerca de uma hora antes de começar a fritar os bolinhos de bacalhau, pois é assim que se obtêm os melhores resultados, mas também não é essencial.

Para fazer a massa destes bolinhos de bacalhau, coloque a farinha numa tigela em forma de vulcão e adicione o azeite, o impulsor, os alhos picados sem gérmen, a pimenta preta moída na hora, a salsa picada e as gemas (nós reserve as claras).

Retiramos e adicionamos a água, mas começamos colocando um pouco menos do que a quantidade indicada acima. Retiramos e vamos adicionando a água necessária até obter uma massa cremosa e um tanto densa.

Reservamos esta massa coberta por uma hora ou, se tivermos muito tempo, pelo tempo que for necessário para preparar o restante dos ingredientes. Pique finamente as migalhas de bacalhau dessalgada, verificando cuidadosamente se não há espinhas.

Montamos a clara de ovo que tínhamos reservado, com uma pitada de sal. Quando a massa para os bolinhos estiver descansada, junte o bacalhau à massa e mexa bem. Também adicionamos o branco batido à massa e misturamos delicadamente com movimentos envolventes. E já temos a massa dos nossos bolinhos de bacalhau prontas.

Colocamos óleo abundante em uma panela, melhor se for azeite extra virgem. Quando o óleo estiver quente, adicione colheres de massa; é mais fácil se nos servirmos com duas colheres de chá para pegar as porções de massa. Frite até os bolinhos ficarem dourados dos dois lados e retire-os.

Normalmente, com o sal fornecido pelo bacalhau costuma ser suficiente, mas é aconselhável experimentar o primeiro e se verificarmos que a massa está sem graça, aproveitamos esse momento para retificá-la com sal.

Para retirar o excesso de óleo, deixe-os escorrer primeiro em uma peneira e depois retire-os para um prato forrado com papel absorvente. Colocar os bolinhos previamente no escorredor evita que eles amoleçam ao reabsorver a gordura que escorre no papel absorvente.

Os bolinhos de bacalhau são servidos quentes, que são os mais ricos. Eles podem ser polvilhados com páprica doce ou quente ou podem ser acompanhados de alioli ou molho de alho e iogurte. Para fazer esses dois últimos, basta misturar 4 colheres de maionese ou iogurte, com meio alho ralado sem o germe, uma colher de azeitee duas colheres de leite. Em ambos os casos, o resultado é um falso aioli que também acompanha muito bem estes bolinhos de bacalhau.

Se sobrar bolinhos, você não precisa jogá-los fora. É verdade que quando esfriam deixam de ser crocantes e perdem o charme, mas podem ser parcialmente recuperados se forem aquecidos por alguns minutos no forno.

Notícias em destaque
Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação