Bolinhos bêbados: a sobremesa certa para adoçar o final de semana

Confira como fazer esse doce delicioso

Perfeitos para um dia em que tem convidados em casa ou simplesmente quando quer surpreender os seus entes queridos com um doce, estes clássicos bolinhos bêbados têm tudo para fazer sucesso à mesa. Fofos, macios e super suculentos, eles têm um sabor delicado de rum que vai conquistar a todos. Tente preparar o suficiente porque, ao trazê-los para a mesa, ninguém resiste a comer apenas um.

A chave para este doce é molhar bem cada bolinho com a calda de rum. Para isso, depois de frio, coloque-o de cabeça para baixo na forma, espete-o com um palito ou espeto para facilitar a penetração da calda em todos os lugares e guarde na geladeira. Depois, é só cortar o bolo do jeito que você mais gosta, polvilhar com açúcar e queimar a superfície até caramelizar.

 Uma dica: apesar de ser muito gostoso feito na hora, se você resistir, guarde para o dia seguinte e será ainda melhor.

Ingredientes

  • 425 gramas de açúcar
  • 1 limão
  • 75 mililitros de rum
  • 1 cravo
  • ½ pau de canela
  • 225 gramas de farinha
  • 225 gramas de manteiga
  • 4 ovos
  • 1,5 colheres de chá de fermento em pó
  • Pitada de sal

Como fazer  clássicos bolinhos bêbados

1. Prepare a mistura

Bata a manteiga amolecida com 225 g de açúcar. Adicione os ovos, melhor se estiverem em temperatura ambiente, um de cada vez. Se vir que a preparação está cortada, adicione 2 colheres de farinha e mexa.

2. Adicione a farinha

Adicione a farinha peneirada com o fermento e o sal e misture até que estejam integrados.

3. Asse o bolo

Forre 2 formas de 20 cm ou um quadrado grande com papel vegetal. Despeje a mistura e cozinhe por cerca de 30 minutos no forno pré-aquecido a 180°. Deixe esfriar, desenforme e reserve em uma grade.

4. Faça a calda dos bolinhos bêbados

Coloque num tacho 400 ml de água, 200 g de açúcar, a casca de limão lavada, os cravinhos e a canela. Leve ao fogo e cozinhe até começar a engrossar. Despeje o rum e continue cozinhando até obter uma calda grossa. Coe e reserve.

5. Despeje a calda sobre o bolo

Coloque os biscoitos na forma de cabeça para baixo, pique-os com um palito e polvilhe-os com a calda. Cubra-os com filme e reserve na geladeira até que estejam frios.

6. Corte-os em porções

Desenforme-os e corte-os com um cortador de biscoitos redondo ou no formato que preferir. Disponha os bêbados em cápsulas de papel enrolado, polvilhe-os com um pouco de açúcar e, se quiser, queime a superfície com um maçarico de cozinha.

Dicas e variações para bêbados clássicos

Pode acompanhar os Bolinhos com creme de leite batido na batedeira , casca de laranja ralada ou alguns frutos vermelhos .
Em vez de rum, você pode adicionar vinho doce ou conhaque.
A manteiga funciona melhor se estiver amolecida. Se puder, tire da geladeira meia hora antes para esfriar.

Notícias em destaque

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação