Boletim revela tamanho da fila de espera de benefícios do INSS.
De acordo com o último Boletim Estatístico da Previdência Social, há 1,55 milhão de requerimentos de benefícios aguardando análise pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O número supera os 1,17 milhão do mês passado. Enquanto isso, a contratação temporária de militares e aposentados, que visa reduzir a fila no órgão, ainda está parada.
Segundo o INSS, o resultado final do chamamento público seria publicado nessa terça-feira (26/05), contudo, foi adiado para sexta-feira (29/05). No entanto, oribunal de Contas da União (TCU) avalia suspender a contratação.
A situação é agravada pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), já que os beneficiários sofrem ainda mais com a espera, já que as agências físicas permanecerão fechadas até 19 de junho.
Atualmente, pela falta de atendimento físico, as perícias foram substituídas pelo envio de atestados médicos por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
A plataforma digital também permite, porém, que o beneficiário acompanhe os processos, se informe sobre os benefícios e outros serviços.
Fonte: Brasil Econômico – iG