Se a bateria do seu celular acabar rápido, você deve usar essas dicas para evitar carregá-lo com tanta frequência e não prejudicá-lo mais ainda. Com o passar do tempo, a autonomia dos smartphones, sejam Android ou iPhone, começa a diminuir, isso se deve ao fato de a bateria se degradar. Para resolver esse problema, a maioria dos usuários recorre a um especialista para trocar esse componente defeituoso, embora outros prefiram comprar um novo smartphone.
Embora ambas as soluções sejam as mais eficazes, elas não são nada baratas. Atualmente, trocar a bateria do seu celular pode custar uma boa grana, principalmente se essa peça de reposição for original. O número costuma ser tão alto que muitas pessoas preferem migrar para outro computador e vender (ou doar) o antigo.
Se o seu telefone está com problemas de autonomia, mas você não tem orçamento para trocar a bateria ou comprar outra, não se preocupe, pois você pode fazer alguns ajustes nas configurações para não precisar carregar o seu smartphone com tanta frequência. Aqui vamos detalhar as mudanças mais importantes.
A tela é a principal causa da bateria do seu telefone descarregar rapidamente, especialmente se o brilho estiver aumentado. É aconselhável mantê-lo em um nível baixo, especialmente quando estamos dentro de casa. Só aumentaremos quando quisermos usar o celular na rua e não visualizarmos bem as imagens.
Alguns celulares vêm com telas com altas taxas de atualização, o que permite ver as imagens mais fluidas. O problema dessa opção, que geralmente vem desabilitada por padrão, é que ela tende a esgotar a bateria mais rapidamente.
Um erro bastante comum entre os usuários de smartphones é que eles mantêm o GPS, o bluetooth, entre outras funções, ativados, mesmo que não estejam usando. O mesmo vale para dados móveis e Wi-Fi; se estiver usando um, desative o outro.
A maioria das pessoas gosta de ter a versão mais recente de seus aplicativos favoritos, e é por isso que costumam ativar as atualizações automáticas no telefone. No entanto, esta prática provoca um consumo de energia desnecessário que afetará a autonomia do seu equipamento.
Alguns aplicativos podem estar consumindo muita bateria, então entre nas configurações do seu smartphone e verifique se há algum aplicativo problemático. Se houver, prossiga para desinstalá-lo, se você não o usar muito.