Batata gratinada: uma receita super fácil e muito gostosa pro almoço

Batata gratinada: uma receita super fácil e muito gostosa pro almoço
Batata gratinada: uma receita super fácil e muito gostosa pro almoço – Foto: okdiario

Batata gratinada: uma receita super fácil e muito gostosa pro almoço. As batatas gratinadas são um acompanhamento simples feito com rodelas de batata frita, cebola e salsa, entre outros condimentos, gratinados com manteiga.

É um prato saboroso e de bom aspecto para acompanhar carnes, nascido naquela que foi apelidada de “capital mundial da gastronomia”: Lyon. Desde o século XIX, deu origem a muitos pratos que se tornaram internacionalmente famosos, como a sopa de cebola , quenelles, grattons, andouillette e, claro, a batata Lyonnaise (gratinada).

>Molho tártaro: uma receita básica, muito fácil e rápida de fazer

Por outro lado, a batata tem sido a grande contribuição das culturas andinas pré-colombianas para o resto da humanidade, como evidenciado por sua presença ativa em cozinhas tão variadas como a inglesa, russa, irlandesa, espanhola ou italiana, para apenas citar alguns europeus. referências.

Ingredientes:

  • 1 kg de batatas
  • 1 cebola
  • 6 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • alguns ramos de salsa
  • Sal
  • Pimenta

>Receita com 5 ingredientes para fazer um delicioso bolo de doce de leite

Como preparar as batatas gratinadas:

Descasque e corte as batatas em rodelas e coloque-as na água durante pelo menos 30 minutos com um fio de vinagre branco (dá maior consistência às batatas e evita que se partam). Retire-os e retire a água com papel absorvente. Corte a cebola em juliana.

Numa frigideira coloque o azeite e acrescente a cebola, mexendo até ficar escaldada. Salgue as batatas a gosto e coloque-as na frigideira com as cebolas. Mexa até que as batatas estejam cozidas.

Retire as batatas e cebolas, escorra o azeite e coloque numa assadeira. adicione as 6 colheres de sopa de manteiga bem distribuídas e polvilhe com pimenta a gosto. assar a 180 ° C e deixar até gratinar. Corte a salsinha fina e decore com as batatas, e pronto para servir.

>Bolo com café no micro-ondas: uma receita fácil pronta em 8 minutos


COMPARTILHAR