O Auxílio Gás é um benefício criado pelo governo federal para auxiliar as famílias de baixa renda a adquirirem botijões de gás de cozinha. No entanto, neste mês de junho, o valor do benefício sofreu uma redução, e analistas acreditam que podem ocorrer novas diminuições nos próximos meses.
O Vale Gás é destinado a cidadãos que possuem inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) e renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 660,00). Em geral, os beneficiários do vale gás são pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com baixa renda e inscritos em outros programas de assistência social dos estados.
Além disso, mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas de urgência também têm direito ao benefício, recebendo atendimento preferencial.
A redução no valor do auxílio gás ocorreu devido à queda de 21,3% nos preços da gasolina, diesel e gás liquefeito de petróleo (GLP) comercializados pela Petrobras. Como o valor do gás de cozinha foi reduzido, o auxílio gás também diminuiu, uma vez que o valor do voucher pago segue o valor cobrado pelo botijão.
Os beneficiários podem consultar o Vale Gás por meio da internet ou por ligação. É possível acessar o reaplicativo Auxilio Brasil ou o aplicativo Caixa TEM, disponível para celulares Android e iOS. Os beneficiários podem verificar se possuem direito ao Vale Gás informando o CPF e a senha cadastrada, ou realizar o cadastro fornecendo as informações solicitadas.
Também é possível obter atendimento para consulta ligando para o número 111 da Caixa Econômica ou para o número 121 do Ministério da Cidadania.
Veja também: Governo bate o martelo e pagamento extra do auxílio gás SURPREEDE beneficiários