Uma péssima notícia para quem é beneficiário do Programa Social Auxílio Brasil. O décimo terceiro do Auxílio Brasil era uma expectativa que todos os beneficiários aguardavam com ansiedade.
Sabemos que dezembro é um mês em que você gasta mais do que o normal. O décimo terceiro salário é um subsídio de Natal que ajuda a cobrir as despesas do final de ano. Contudo, os beneficiários do Auxílio Brasil não vão receber essa grana e criaram expectativas demais para o recebimento desse beneficio desde 2018, quando o presidente Jair Bolsonaro fez a promessa que até o momento não foi cumprida.
Está descartada a possibilidade de se ter Décimo Terceiro Salário para quem recebe Auxílio Brasil. Essa chance não existe neste momento por não ter previsão orçamentária na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ou seja, não tem dinheiro para pagar esse benefício este ano, muito menos em 2023.
A prioridade do governo Lula, que assume a presidência em Janeiro de 2023, é manter o Auxílio Brasil de 600,00 e conceder uma acréscimo de 150,00, totalizando R$ 750,00 de pagamento do Auxílio Brasil.
Embora o novo governo eleito pareça empenhado em viabilizar o programa Auxílio Brasil no ano de 2023, não temos indicação de que a Lula considere o décimo terceiro uma prioridade.
Sim! A única certeza que temos até este momento é que Auxílio brasil vai mudar de nome. O Programa voltará a ser chamado Bolsa Família a partir de 2023. Ainda não está claro, no entanto, como o novo acompanhamento funcionará, nem os detalhes de sua operacionalização. A promessa da equipe de transição do novo presidente, no entanto, é aumentar o valor do auxílio com R$ 150,00 a mais.
Felizmente, para uma pessoa responsável e dedicada não faltam oportunidades para se ter uma renda extra.
Isso significa mais dinheiro no bolso, mesmo que sejam apenas alguns reais, que podem ser usados para pagar suas dívidas ou empréstimos, um fundo de férias em família ou apenas ter mais dinheiro para colocar comida na mesa.
O AUXÍLIO BRASIL é um novo programa social de ajuda financeira, com único objetivo de reduzir as situações de pobreza e de extrema pobreza das famílias de todo o Brasil e promover o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes inscritos no Cadastro Único.
Para que as famílias sejam incluídas como pobreza extrema, no entanto, elas devem ter em sua composição gestantes ou membros com idade entre 0 e 21 anos incompletos.